Home » Como motivar uma equipe: o que é motivação e como levar o seu time a atingir suas metas

Uma equipe sentada em palestras com uma mulher negrar levantando a mão perguntando como engajar uma equipe

Como motivar uma equipe: o que é motivação e como levar o seu time a atingir suas metas

Entenda como despertar em seus colaboradores a satisfação em se engajar nas ações da empresa.

Uma consultoria contratada por um banco, na China, criou o seguinte programa para motivar uma equipe: estipulou uma meta agressiva para impulsionar a competitividade. Os que não a atingiram, além do sentimento de mea culpa presente em suas falas ─ alegando incompetência por falta de esforço próprio ─, foram agredidos fisicamente na frente de todos os outros funcionários da empresa com um bastão de madeira. A humilhação pública foi registrada em vídeo, o que ajudou no processo judicial posteriormente.

Essa “brilhante ideia” é desumana e, certamente, passa longe da real ideia de como motivar uma equipe.

Mas afinal, o que é motivação, esse elemento considerado tão importante para as organizações, alvo de estudos e até de consequentes constrangimentos quando mal interpretada, como o que ocorreu na China?

A palavra motivação vem do latim motivu, que significa ato ou efeito de mover-se. De acordo com o dicionário Aurélio, trata-se de “um conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo”. Enquanto ordem fisiológica, existem certas substâncias químicas que ajudam na comunicação entre os neurônios. Elas são denominadas neurotransmissores. A dopamina é o neurotransmissor popularmente conhecido como a “molécula da motivação”, pois sua função compreende toda a parte de movimento, ação, prazer e memória do corpo humano. Quando fazemos algo que nos traz satisfação, como comer, fazer uma atividade física, realizar um projeto ou encontrar com alguém de quem se gosta, a ATV (área tegmental ventral) libera a dopamina, proporcionando-nos a sensação de bem-estar e nos estimulando a repetir dada ação. Não é à toa que a deficiência dessa molécula pode causar depressão.

Veja também nosso artigo sobre como engajar uma equipe? E também, as atividades para motivação de funcionários.

Desta forma, podemos associar a produção de dopamina com o nível de automotivação que o indivíduo desempenha durante sua rotina de afazeres. Além disso, o ato de motivar-se compreende tanto fatores internos (como já explanados), quanto fatores externos, dado que o ser humano convive em sociedade e conta com colaboração para a realização de seus afazeres. E, no que concerne ao ambiente de trabalho, podemos perceber que a motivação ocupa uma função importante quanto ao sucesso da organização, visto que está diretamente relacionada com a qualidade do capital humano que a empresa selecionou para fazer parte de sua equipe.

Portanto, cabe também à empresa entender os mecanismos de como motivar sua equipe enesse artigo procuraremos sugerir algumas ações a serem aplicadas. Confira a seguir.

O que falar para motivar uma equipe?

É importante, primeiramente, avaliar o que normalmente motiva uma pessoa, antes mesmo de pensarmos em motivar uma equipe. De acordo com o professor Massaharu Taniguchi, o ser humano tem cinco desejos fundamentais: o de ser amado, reconhecido, elogiado, livre e útil. 

Ao usar as palavras para motivar uma equipe, o líder pode envolver estes conceitos, por exemplo, ao elogiar diretamente um de seus colaboradores. Ou ainda, reconhecê-lo diante de outras pessoas. O coletivo também é relevante, portanto, elogiar o time como um todo por avanços feitos, é um tipo de motivação para dar continuidade e aumentar o desenvolvimento de melhores resultados. 

 

Além disso, dar uma porcentagem de liberdade para o colaborador, dentro do que é possível e de acordo com o papel que ele exerce, pode ser um modo de motivá-lo. Envolvendo palavras, dizer para os liderados que está depositando confiança neles, mas ressaltando que não estarão sozinhos, pode ser um forte fator para motivação. 

Mas é importante também lembrar que motivar uma equipe não deve envolver simples frases motivacionais vazias, e sim falas que tragam verdade e que sejam coerentes com a realidade das pessoas envolvidas nela, até mesmo para que haja uma plena confiança dos colaboradores para com o seu líder e também o contrário.

A influência do líder para motivar a equipe

Há razões para que um líder seja tão relevante diante da sua equipe. 

Os seres humanos, de maneira geral, tendem a se sentir mais confiantes quando têm boas lideranças. Se tratando da motivação da equipe, um líder que motiva efetivamente a sua, com qualidade, segurança e transparência, tende a levá-los a um patamar mais alto, com melhores resultados. 

Até mesmo porque, muitas vezes os colaboradores enxergam em seus líderes um direcionamento e quando este é claro, conhece e sabe como motivar uma equipe para alcançar o objetivo almejado, as chances de que o resultado final seja positivo e dentro das metas estabelecidas, é muito maior.

Além disso, o papel básico de um líder em si, já envolve a motivação da equipe, de certa forma. Especialmente se considerarmos que o principal papel da liderança é elevar os resultados empresariais, o que inclui motivar uma equipe, tanto pelo bem estar de toda ela, como para cumprir sua função.

O que motiva uma equipe dentro de uma empresa?

A origem da motivação reside em duas frentes: a que é produzida internamente pela própria pessoa, ou seja, os impulsos que a movem de um modo geral, e a gerada pelos estímulos externos do ambiente, seja através de situações ou relações interpessoais.

Automotivação

A automotivação, como já visto, tem relação direta com a produção de dopamina no organismo e hábitos favoráveis a este fim, como a adoção de uma alimentação adequada, prática de atividades físicas e até de meditação.

Outro fator a se levar em consideração consiste em estabelecer quais as metas pessoais de vida e o prazer que elas acarretam na pessoa. Já parou para pensar aonde você quer chegar? Qual seu grande objetivo na vida? É a partir da clareza de propósitos que a motivação ganha sentido. Contudo, vale ressaltar a importância da definição de objetivos possíveis de serem alcançados, pois do contrário, o movimento para se atingir uma meta dará lugar à estagnação, quebra de expectativas e frustração.

Motivação externa

No que se refere aos fatores externos, as influências do ambiente e das pessoas com as quais nos relacionamos têm grande papel. É de suma importância, no ambiente de trabalho, entender como motivar sua equipe a partir do material que ela mesma proporciona. As empresas podem usar como gatilhos motivacionais justamente estes questionamentos individuais acerca dos objetivos de cada um, a partir do momento em que se conhece a fundo quem são as pessoas que compõem o quadro de funcionários.

De imediato, é comum associar motivação com recompensa. As empresas elaboram prêmios e bônus financeiros com metas quase inalcançáveis ou organizam convenção de vendas em locais exóticos para impressionar os colaboradores. Tudo como medida paliativa à falta de engajamento. Mas nem sempre são medidas mais assertivas porque podem ter efeito apenas temporário.  Por isso, é essencial que a organização esteja atenta e realize diagnósticos personalizados para identificar o que gera satisfação naquele grupo. Assim, torna-se possível a criação de estratégias para manter a equipe alinhada aos interesses da empresa e aos seus próprios, simultaneamente.

Por exemplo, é possível despertar a motivação pelo viés do orgulho em concluir o trabalho em si. Dificilmente ouve-se a declaração de uma pessoa que gosta de se sentir inútil, “um peso morto” na sociedade. Por isso, quando é esclarecido ao colaborador qual seu papel no andamento da empresa, ele consegue internalizar sua real relevância no projeto como um todo e se sentir fazendo parte de um plano maior de realizações e conquistas da empresa.

Outro fator a ser destacado ao pensarmos em como motivar uma equipe é mensurar seu nível de satisfação pelo trabalho. A produtividade está intrinsecamente relacionada ao modo como as pessoas se sentem no ambiente de trabalho e aos fatores que influenciam em sua motivação e desmotivação.

MAS AFINAL, COMO MOTIVAR uma equipe?

Criar um planejamento de incentivo dentro da empresa é uma tarefa a ser aperfeiçoada com muito cuidado e nitidez. Por isso, selecionamos algumas ideias de como motivar uma equipe para inspirar aqueles que buscam inovação e almejam alcançar o sucesso. Veja a seguir:

  • Tenha chefes participativos: estudos mostram que chefes ruins prejudicam o desempenho dos funcionários, que podem adoecer, pedir demissão ou participar de conflitos desnecessários e improdutivos. De acordo com a Forbes, 7 entre 10 colaboradores não estão engajados, sendo o líder responsável por 70% da motivação deles. Chefes que assumem a posição de líderes e estimulam o colaborador, extraindo de sua equipe o melhor que ela possa fornecer, contribuem para o engajamento do time.
  • RH e líderes de áreas caminham juntos: tão importante quanto o chefe direto do setor é o departamento de Recursos Humanos da organização. É lá que as decisões acerca de programas de desenvolvimento da cultura da empresa são tomadas, mas são os gestores das áreas quem estão em contato direto com os funcionários. Assim, a união dessas duas frentes pode contribuir, e muito, na criação de estratégias para motivar sua equipe. Enquanto os líderes fornecem uma visão mais apurada de quais as necessidades dos funcionários, o RH possui os recursos necessários para a elaboração de medidas que atendam às demandas levantadas.
  • Trabalhe a comunicação: as palavras têm poder, portanto, é importante lapidar a forma como a empresa se comunica. Mais do que isso, é preciso compreender o que é relevante dizer e quando fazê-lo. Um feedback, por exemplo, precisa ser cuidadosamente construído. Por meio dele, o líder pode proporcionar ao colaborador acesso a informações relevantes para o aprimoramento das tarefas que executa, receber o reconhecimento de suas habilidades e competências, e ser orientado acerca dos pontos a serem melhorados.
  • Incentive o protagonismo do colaborador: imagine um trabalho em que, a cada tomada de decisão ou ação, fosse necessário consultar instâncias superiores. Neste ritmo, fica evidente a falta de confiança da empresa no colaborador, sem falar na lentidão do andamento do trabalho. Por isso, uma boa estratégia é estimular a autonomia do funcionário, dando-lhe liberdade para agir dentro de suas funções.
  • Pense fora da caixinha: outra maneira de motivar sua equipe é trazer dinâmicas que estimulem a atividade mental dos colaboradores para o despertar, o novo e o desafiador. A criatividade em executar tarefas quebra a rotina, aumentando a produtividade e satisfação dos envolvidos.
  • Invista no funcionário: pode ser interessante as empresas considerarem a opção de financiamento da capacitação aprofundada do colaborador, como planos de ajuda de custo para a realização de graduação e especializações. Caso não seja possível o investimento financeiro, podem ser cogitadas formas de facilitação para o colaborador. Por exemplo, a flexibilização de horário ou permissão para que ele possa estudar durante um período em sua rotina diária de trabalho. Desta forma, a empresa terá um quadro de funcionário fortalecido e capacitado, e o funcionário notará o investimento oriundo da organização.
  • Estude programas e planos de carreira: uma boa forma de demonstrar valorização ao funcionário é apresentar a ele quais possibilidades de crescimento ele pode encontrar na empresa. Pode ser muito mais atraente para o colaborador saber que a empresa vê nele o potencial para contribuir com o crescimento da organização a longo prazo do que receber um bônus no final do ano.

Depois de tudo o que foi abordado ao longo desse texto, esperamos que você tenha compreendido melhor a importância e tenha descoberto novas ferramentas para motivar uma equipe. 

Quer ajuda para realizar todo esse processo? Entre em contato com a gente!

 

Shopping Basket