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Jovem negro olhando para uma lupa representando a pesquisa de engajamento

Pesquisa de engajamento: para que serve e como aplicar

Uma pesquisa de engajamento serve para detectar problemas no ambiente corporativo e apontar como está o nível de motivação dos trabalhadores, que impacta diretamente nos resultados da organização.

Essa pesquisa ainda mostra qual é a causa da motivação ou o que pode estar desengajando os profissionais, possibilitando a criação de um plano de ação eficiente, capaz de impactar em seu engajamento.

Neste artigo, abordamos tudo o que você precisa saber sobre pesquisa de engajamento. Confira nosso texto até o fim.

Se você deseja mensurar o nível de engajamento de seus colaboradores é imprescindível contar com uma pesquisa de engajamento projetada a partir da realidade da sua empresa e do perfil de seus funcionários.

Essa ferramenta permite identificar pontos de melhoria e te mostra como investir na motivação de seu time, aumentando sua satisfação e produtividade e otimizando os resultados da sua empresa. 

Neste artigo, nós te apresentamos o conceito de pesquisa de engajamento e de que maneira ele pode contribuir para uma análise do relacionamento entre sua empresa e seus empregados. Para facilitar sua compreensão, nosso texto está dividido nos seguintes tópicos:

  1. O que é pesquisa de engajamento?
  2. Para que serve uma pesquisa de engajamento?
  3. Pesquisa de engajamento de mercado
  4. Benefícios da pesquisa de engajamento
  5. Responsabilidade de todos

Acompanhe nosso texto até o fim!

O que é pesquisa de engajamento?

Uma pesquisa de engajamento é uma ferramenta de RH que tem a função de identificar problemas no ambiente corporativo e apontar como está o nível de motivação dos trabalhadores, que impacta diretamente em sua produtividade.

Trata-se de um questionário com perguntas objetivas e a finalidade de melhorar a performance das empresas por meio do engajamento de seus profissionais, uma medida estratégica quando o assunto é gestão de pessoas.

Porém para ser eficiente, é necessário que o líder seja capaz de reconhecer o que realmente engaja cada funcionário, já que o que motiva um empregado pode não motivar seu colega. 

Para que serve uma pesquisa de engajamento?

Conforme mencionamos no tópico anterior, a pesquisa de engajamento tem a finalidade de identificar como está a motivação dos funcionários da sua empresa e de que maneira é possível engajar cada colaborador.

Porém, apesar de existirem ferramentas prontas para realizar a pesquisa de engajamento, elas não são o suficiente para engajar uma equipe: cada negócio tem suas particularidades que vão além de perguntas padrões.

Sendo assim, é interessante contar com o apoio de uma consultoria especializada em pesquisa de engajamento, que lida com esse processo de uma maneira mais ampla e aprofundada, considerando desde aspectos operacionais até a postura das lideranças. Desse modo, possibilitam que as mudanças ocorram de cima para baixo.

O essencial é que a pesquisa de engajamento aponte para os pontos fracos e fortes na relação entre a empresa e seus colaboradores, seja ela pontual e repleta de perguntas, ou recorrente e mais breve. Além disso, essa pesquisa deve mostrar qual é a causa da motivação ou o que pode estar desengajando os profissionais a fim de criar um plano de ação eficiente, capaz de impactar nesse engajamento. 

Pesquisa de engajamento de mercado

Com base em nossa experiência de mercado, vemos que, geralmente, as pesquisas de engajamento criadas pelas empresas a fim de conhecer a própria cultura organizacional são bastante frias. 

Os colaboradores são convidados por vezes sumariamente intimados a responder questões comportamentais, portanto, complexas, em graus de intensidade (“em uma escala de 1 a 5, avalie a imagem da empresa”) ou a partir de “sim” ou “não”. 

As perguntas, por vezes, são genéricas e acabam não dando conta de extrair aspectos emocionais do conceito que, ao contrário da abordagem frequentemente utilizada, é quente.

Esse não é o caminho a ser seguido por quem deseja entender com fidelidade o indicador de engajamento.

Esse conceito abrange um conjunto de conexões racionais e emocionais, que envolvem conscientização, compromisso, pertencimento, orgulho e, por fim, compartilhamento. 

Pensando no caminho oposto, listamos abaixo seis pontos que você deve atentar antes de realizar uma pesquisa de engajamento efetiva. Veja quais são eles:

Defina o objetivo a ser alcançado com a pesquisa de engajamento

Para começo de conversa, é primordial que se tenha bastante claro em mente a finalidade desse tipo de mensuração.

  • Você deseja compreender o engajamento dos funcionários de determinada área? 
  • Com a empresa como um todo?
  • De um projeto específico? 
  • Com canais de comunicação? Benefícios? 
  • Treinamento? Saiba que é possível entender o grau de aderência dos colaboradores em relação a cada um desses aspectos. 

O caminho para se chegar a esse entendimento, no entanto, é que varia.

Com frequência, as empresas querem saber como está a sua imagem a partir de uma pesquisa de engajamento de possíveis candidatos, que expresse a vontade das pessoas em trabalhar lá. Pode ser uma possibilidade complementar. 

Cruze dados quantitativos e qualitativos

Lembre-se que o cruzamento de informações quantitativas e qualitativas são fundamentais para uma medição certeira do índice de engajamento. Isso porque esses dois métodos são complementares na hora de analisar a motivação dos colaboradores.

Enquanto os dados quantitativos são traduzidos por números, as informações qualitativas utilizam critérios mais subjetivos, como impressões, pensamentos e ações dos entrevistados. 

Uma pesquisa quantitativa é mais fácil de mensurar, por se basear em números exatos, já a pesquisa qualitativa permite um entendimento mais aprofundado das respostas recebidas. 

Adicione ou exclua condicionantes de acordo com o objetivo da pesquisa

Apesar de ter pilares bem delimitados, o índice de engajamento também tem uma série de variáveis dentro dele. Dependendo do objetivo a ser alcançado com a medição, você pode adicionar ou excluir condicionantes. 

Se a intenção for medir o engajamento com a empresa, saber o quanto um funcionário sabe da história daquela da marca pode ser interessante (aqui estamos falando de conscientização). 

Caso a ideia seja entender o engajamento do colaborador com os canais de comunicação internos, é preciso saber o quanto ele usa essas ferramentas. 

Ou seja, engajamento com os canais de comunicação da empresa está relacionado ao nível de familiaridade, utilização e proximidade dos colaboradores com esses canais.

Por exemplo: uma empresa pode deixar de produzir uma revista impressa por ter um custo alto e um baixo nível de engajamento de seus colaboradores. Uma alternativa a esse canal de comunicação é lançar uma revista on-line, com um custo reduzido e um conteúdo mais leve e propenso a ser consumido por aquele público. 

Frequência de realização do diagnóstico

Saiba que não existe tempo médio ideal para realizar uma nova pesquisa de engajamento. O ideal, por outro lado, é medir em tempo real. 

Defendemos isso porque sabemos que o engajamento é uma onda. Às vezes ele está numa crescente e, quando ele chega ao ápice que só é passível de identificação depois de um histórico consistente de medições, a tendência é cair.

Nesse sentido, é importante fazer com que a queda não seja tão brusca. E, para isso, o monitoramento do índice a partir de uma pesquisa de engajamento é fundamental. 

Na prática, o ideal é que essa métrica fosse acessada todos os dias, toda semana ou todo mês para que os gestores conseguissem ver o impacto de diversos fatores, como o resultado de uma campanha e a própria imagem da empresa.

Defina metas de evolução

Conforme já falamos, o engajamento é uma onda. Se o índice está numa crescente, não necessariamente ele continuará crescendo. Por esse motivo, prever um valor de engajamento a ser atingido em determinado período de tempo pode ser bastante complexo.

 Em contrapartida, é possível projetar melhorias de acordo com as ações colocadas em prática. Exemplo: uma vez mensurado o engajamento, você identificou a necessidade de aprimorar o compromisso entre os funcionários. Na sequência, desenvolve atividades relacionadas a esse objetivo. Espera, portanto, que esse pilar dentro do índice de engajamento como um todo seja melhorado.

A pesquisa de engajamento efetiva não existe sozinha

O ideal é que exista um conjunto de ferramentas para se chegar à métrica de engajamento correta e, portanto, mais precisa. A pesquisa e a entrevista serão as responsáveis pelos dados qualitativos, que é de grande importância na mensuração do engajamento. Lembre-se: ele é o conjunto de conexões racionais e emocionais, sendo necessário, portanto, a compreensão do aspecto comportamental.

Mas a pesquisa de engajamento não é a única ferramenta, apesar de ser a principal ou pelo menos uma das principais. Você pode colher os mais variados tipos de dados da sua própria empresa orgulho de marca, turnover e metas, por exemplo e ver onde esses números se encaixam no índice de engajamento. Aqui se tem, é claro, um trabalho extenso de Big Data, mas que pode fornecer informações extremamente valiosas.

Benefícios da pesquisa de engajamento

Uma pesquisa de engajamento pode trazer inúmeras vantagens, entre elas, destacamos:

  • Aumenta a sensação de pertencimento de sua equipe, uma vez que valoriza o vínculo entre o funcionário e a organização, afinal esse exercício o leva a refletir sobre o que a empresa representa para ele;
  • Faz os funcionários se sentirem úteis e compreenderem importância do seu trabalho para a companhia e a sociedade;
  • Aumenta nos empregados a vontade de crescer dentro da empresa, tornando-se profissionais cada vez mais qualificados;
  • Na medida em que aumenta o engajamento, impulsiona também a produtividade do time, que está diretamente relacionada ao clima organizacional. Como consequência, a empresa alcança melhores resultados, ou seja, impacta nos lucros;
  • Também contribui para reduzir a rotatividade, uma vez que os funcionários se sentem mais integrados, com senso de pertencimento e utilidade e se tornam cada vez mais produtivos;
  • Reduz o número de faltas: funcionários insatisfeitos faltam mais do que aqueles que se sentem motivados por trabalhar em uma empresa com um bom clima organizacional. 
  • Colaboradores mais ativos: quando os profissionais são convidados a participar de uma pesquisa de engajamento, eles se tornam mais ativos na busca por melhorias da empresa em que trabalham e a vontade de contribuir com o crescimento daquele negócio também é um fator que impulsiona seus resultados.

Responsabilidade de todos

Realizar uma pesquisa de engajamento geralmente é uma tarefa do departamento de Recursos Humanos. Isso não quer dizer, no entanto, que os diretores da empresa não devam “comprar” a ideia de medir e melhorar esse indicador e até medirem os próprios ou incentivarem a medição do engajamento reverso, ou seja, aquele da empresa com os colaboradores. 

Além de estarem engajadas com a empresa, as pessoas que são líderes precisam estar engajadas com a própria equipe que coordenam. Nessa linha de raciocínio, também devem estimular que todos os seus colaboradores estejam engajados.

Neste artigo, mostramos o que é uma pesquisa de engajamento e como ela pode ser útil para melhorar a produtividade de seus colaboradores e os resultados da sua empresa.

Quer saber mais sobre como realizar uma pesquisa de engajamento eficiente? Entre em contato com a Santo Caos.

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