O que é engajamento?

Juntamos diversas teorias de sociologia, psicologia e comunicação para criar o nosso conceito de engajamento. A partir desse conceito, nós criamos o Índice de Engajamento, uma forma de mensurar cada uma das conexões que compõem o engajamento através de metodologias quantitativas e qualitativas. Com isso em mãos, criamos as estratégias de engajamento para auxiliar nossos clientes a aumentarem o engajamento com seus públicos.















Por que engajamento  é importante?


Uma organização é feita de pessoas, para pessoas. Portanto, a relação com seus stakeholders é a base do sucesso de qualquer instituição. Quando falamos de engajamento com o público interno, é o esforço da instituição ter uma melhor relação com as pessoas que a compõem, e isso traz benefícios como aumento de produtividade, inovação, diminuição do turnover, diminuição de custos, entre outros. Já o engajamento para o público externo envolve a relação da organização com seus clientes, influenciadores e demais stakeholders que não fazem parte da mesma. Seus benefícios vão desde o aumento de fidelidade, crescimento do lucro, melhora no relacionamento institucional, melhora da percepção de marca etc.

Público Interno

• Aumenta produtividade
• Potencializa inovação
• Diminui turnover
• Reduz custos
• entre outros




Público externo

• Aumenta da fidelidade
• Fortalece relacionamento institucional
• Melhora a percepção de marca
• Crescimento do lucro
• entre outros





Dúvidas frequentes


  • O que é engajamento?
  • Como saber se meu público é engajado?
  • O engajamento é padrão para todo mundo?
  • Como faço para engajar meu público?
  • Como posso mensurar os resultados da minha estratégia de engajamento?

Engajamento é o conjunto de conexões racionais e emocionais entre pessoas e instituições, causas ou marcas, que geram resultados positivos para ambos.

Podemos descobrir isso através do nosso Índice de Engajamento, um conjunto de variáveis analisadas através de metodologias qualitativas e quantitativas que formam a nota de cada uma das conexões e, por fim, do engajamento do seu público.

Existem alguns sintomas que podem ajudar a saber se o seu público não está engajado. Para públicos internos, os mais comuns são alto turnover, falta de inovação, pouco comprometimento, falta de identificação com a empresa. Para públicos externos, podemos citar pouca fidelização, baixa interação com a marca, imagem negativa da empresa, dificuldade para expansão, etc.

Não. Duas pessoas podem ter a mesma nota de engajamento porém estarem engajadas por motivos diferentes. Uma tem muito orgulho e pouca conscientização, e a outra tem muito pertencimento e pouco compromisso, por exemplo. Por isso é importante trabalharmos com personas, ou seja, grupos de pessoas com padrões de comportamento similares. Esses grupos são a base de uma estratégia de engajamento.

Auxiliamos você a engajar seu público através do Fluxo de Engajamento. É uma estratégia co-criada entre nós (especialistas em engajamento), você (especialista no seu negócio) e especialistas convidados, para que possamos desenhar um plano de ação baseado no conceito de engajamento. Esse processo tem 3 etapas:

Mapa de ações: análise das ações já realizadas, categorização de acordo com as conexões de engajamento que ela trabalha e qualificação da ação através de matriz esforço/resultado.

Mapa de gatilhos: identificação dos buracos táticos dentro do cruzamento das conexões com as personas.

Ideação: unindo os insights coletados, as expertises dos participantes e uma metodologia de design thinking, realizamos adaptamos e criamos novas ações que irão aumentar o engajamento do público.

Você pode reaplicar o Indicador de Engajamento da Santo Caos periodicamente, para assim comparar com os resultados anteriores, além de cruzar com indicadores relacionados ao objetivo da estratégia. Um projeto de engajamento de público interno, por exemplo, pode mensurar os dados da sua estratégia de engajamento através da diferença de turnover ou de produtividade, por exemplo.