A avaliação 360 graus é uma ferramenta de RH que permite analisar o desempenho de um colaborador a partir do ponto de vista das pessoas com quem trabalha, como seus subordinados, colegas e líderes, além do próprio colaborador avaliado, e, algumas vezes, fornecedores e clientes.
Neste artigo, explicamos tudo sobre essa avaliação: conceito, como aplicar, benefícios, desafios e muito mais. Confira!
Analisar uma pessoa ou situação a partir de um único ponto de vista pode ser arriscado em qualquer contexto, inclusive em uma avaliação de desempenho profissional.
Nesse sentido, a avaliação 360 graus é uma ferramenta bastante eficiente para quem deseja realizar uma análise mais completa de sua equipe de trabalho a fim de garantir mais desenvolvimento para os profissionais, entre outros objetivos.
Esse conceito está associado a coletar informações sobre determinado funcionário com todas as pessoas que convivem com ele no ambiente corporativo, conforme detalhamos a seguir.
Também tiramos outras inúmeras dúvidas que você pode ter sobre avaliação 360 graus. Para tornar nosso texto mais fácil de compreender, dividimos este conteúdo por tópicos:
- Avaliação 360 graus: o que é/conceito
- Como fazer avaliação 360?
- Quais os benefícios da avaliação 360 graus?
- Desafios para a realização da avaliação de desempenho 360 graus
- Resumo: vantagens e desvantagens da avaliação 360 graus
- Avaliação 360 e Feedback 360 são a mesma coisa?
- Avaliação 360: o uso dessa ferramenta é válido?
- Avaliação 360 graus: história
- Sobre a Santo Caos
- Conclusão
Boa leitura!
Avaliação 360 graus: o que é/conceito
A avaliação 360 graus consiste em um recurso de RH utilizado para avaliar a performance do empregado, reunindo as análises das pessoas com quem trabalha, como seus subordinados, colegas e líderes, além do próprio colaborador avaliado.
Tem esse nome devido à possibilidade de saber como aquele funcionário está sendo percebido por todas as pessoas com quem lida no ambiente corporativo.
Por esse motivo, algumas organizações acrescentam também as observações de clientes e fornecedores para tornar a abordagem ainda mais completa.
Como fazer avaliação 360?
A avaliação 360 graus deve ser realizada nas etapas a seguir:
- Determine o que a empresa espera dos profissionais
Em primeiro lugar, é necessário saber quais habilidades a organização espera que seus colaboradores apresentem. Desse modo, é possível comparar o perfil real dos empregados com seu perfil ideal e com os resultados desejados.
- Antes de implementar a avaliação 360 graus, realize um treinamento
Prepare seus funcionários, que serão avaliados, com um treinamento, apresentando os métodos da avaliação 360 graus.
Desse modo, eles entenderão a proposta desde o início, assim como a necessidade de serem transparentes e agirem de modo imparcial.
- Comprometa-se com a privacidade de seus colaboradores
Para que seus empregados não se sintam acanhados, nem constrangidos em avaliar e serem avaliados, é fundamental que você se comprometa com sua privacidade, garantindo confidencialidade no processo.
Para isso, é possível assinar um termo de confidencialidade que deixe o time todo mais seguro e pronto para participar da dinâmica.
- Elabore as perguntas
As perguntas do questionário aplicado durante a avaliação 360 graus devem ser projetadas com cautela para que se atinja os objetivos pretendidos.
Na hora de elaborá-las, é fundamental levar em conta o intuito dessa ação e se esforçar para não fazer uma abordagem parcial ou obter respostas superficiais.
- Realize a avaliação
Depois de ter as perguntas respondidas, é o momento de avaliar cada funcionário com base nas perspectivas de todas as pessoas envolvidas na avaliação 360 graus.
Então, entregue os questionários para os participantes e, em seguida, avalie os resultados da sua pesquisa.
- Dê um feedback aos seus funcionários
A última etapa da avaliação 360º consiste em apresentar os feedbacks positivos e negativos aos funcionários. Para isso, deve ser agendada uma reunião entre cada um deles com o gestor, que irá mostrar o resultado da avaliação.
Nesse momento, é preciso conscientizar os colaboradores sobre o objetivo desse processo, quais são as expectativas da organização sobre o seu trabalho e como as pessoas com as quais convive avaliam sua performance.
Depois de apresentar o feedback, o gestor deve dizer ao funcionário como aproveitar ao máximo seus pontos fortes e trabalhar suas deficiências com o objetivo de alcançar os melhores resultados.
Quais os benefícios da avaliação 360 graus?
A avaliação 360 graus traz uma série de benefícios para as empresas. Confira as principais vantagens a seguir:
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Diferentes perspectivas para as informações
Todos os acontecimentos dentro e fora de uma empresa têm vários ângulos a serem observados e a avaliação 360 graus permite analisar diferentes aspectos de uma mesma situação.
Dessa forma, é possível obter um diagnóstico mais completo dos pontos fracos e fortes dos funcionários avaliados.
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Visão abrangente dos colaboradores
Esse diagnóstico mais completo é possível devido à uma visão mais ampla dos colaboradores a partir de diferentes perspectivas.
A partir dele, é possível ter uma visão abrangente do que o time precisa para ter um melhor desempenho e elaborar um plano individual para impulsionar os resultados de cada empregado.
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Menos conflitos durante o processo
Um processo que envolve um grande grupo de pessoas tem poucas chances de terminar em um conflito, diferente do que pode ocorrer em uma avaliação focada apenas em um profissional a partir do ponto de vista do líder.
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Todos podem opinar
Em uma avaliação 360 graus, todos os participantes podem defender seus pontos de vista, ou seja, cada membro da equipe tem voz.
Isso é muito importante porque uma avaliação que considera apenas um ponto de vista pode ser tendenciosa e não condizer com a realidade, independentemente se a relação entre as duas partes for boa ou ruim.
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Mais desenvolvimento para o time
Com a avaliação 360º, os colaboradores têm a oportunidade de saber em que aspectos podem melhorar segundo as pessoas com as quais trabalham. Com isso, as chances desses profissionais se desenvolverem são muito maiores.
Afinal, apesar da vontade de entregar o melhor trabalho, muitas pessoas simplesmente não sabem por onde começar e podem tirar essa dica desse modelo abrangente de avaliação.
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Contribui com decisões importantes
Com os dados gerados na avaliação 360º, é possível ter parâmetros para decisões difíceis e importantes como a demissão de um funcionário ou até mesmo sua promoção.
Também permite avaliar se é necessário investir em capacitações naquele momento a fim de alcançar melhores resultados.
Desafios para a realização da avaliação de desempenho 360 graus
Na hora de realizar a avaliação de desempenho 360 graus, é possível que você esbarre em algumas dificuldades, entre elas, destacamos:
- Avaliadores tendenciosos que estejam dispostos a prejudicar o profissional, emitindo o máximo de opiniões negativas a seu respeito;
- Avaliadores imparciais que não se sentem à vontade para apresentar pontos negativos dos colegas e amenizar suas dificuldades;
- Profissionais impactados negativamente pelas características negativas atribuídas a ele;
- Processos feitos sem o apoio de recursos tecnológicos, que se tornam burocráticos, lentos e desmotivadores; e
- Obter várias informações soltas que não acrescentam nada umas às outras.
Esses desafios, porém, podem ser amenizados, a depender do clima da empresa e da preparação oferecida aos avaliadores por meio de treinamento.
Resumo: vantagens e desvantagens da avaliação 360 graus
Conforme mostramos nos tópicos anteriores, a avaliação 360 graus traz uma série de vantagens e desvantagens, que vamos resumir neste tópico. Confira:
Vantagens
Entre as vantagens dessa dinâmica, podemos destacar:
- O fato de poder analisar o comportamento e as competências de um colaborador a partir de diferentes pontos de vista, o que proporciona uma análise mais ampla;
- A facilidade em identificar pontos fortes e pontos de melhoria em todos os empregados avaliados;
- O comprometimento dos colaboradores com a avaliação e com os aspectos que precisam evoluir;
- A possibilidade de realizar uma abordagem imparcial, uma vez que muitos profissionais se relacionam de modo diferente com lideranças, colegas e subordinados.
Desvantagens
A avaliação de desempenho 360 graus também pode trazer algumas desvantagens. Entre elas, podemos destacar:
- Dificuldade para avaliar dados que não se complementam;
- Constrangimento e desconforto entre os empregados ao avaliar e serem avaliados;
- Resultados distorcidos causados pela parcialidade de pessoas que desejam prejudicar o colega;
- Resultados equivocados causados pela parcialidade de quem receia prejudicar o companheiro de trabalho ou criticar um superior;
- Risco de desmotivar os colaboradores, que podem se sentir expostos ou injustiçados com os resultados da avaliação;
- A complexidade para organizar esse processo pode impedir que seja realizado com a regularidade necessária.
Avaliação 360 e Feedback 360 são a mesma coisa?
Apesar de serem termos similares, avaliação 360 graus e feedback 360 graus são sinônimos. Na avaliação 360, a análise dos atributos do funcionário avaliado é feita com base em números: ele recebe notas dos avaliadores a partir de suas competências e características.
Já no caso do feedback 360, o processo é mais qualitativo, de maneira menos estruturada e mais subjetiva, baseada em sua atuação e postura diante das atividades desenvolvidas diariamente.
A avaliação 360 requer um investimento maior, por isso, muitas vezes, as empresas optam por promover o feedback 360 para mensurar a performance de seus empregados.
Porém, seus resultados são menos consistentes e assertivos. Sendo assim, uma metodologia não substitui a outra.
Avaliação 360: o uso dessa ferramenta é válido?
A avaliação 360 graus vale muito a pena desde que a empresa esteja preparada, com equipes de RH qualificadas para aplicar essa dinâmica, avaliadores comprometidos com o processo e profissionais abertos à sugestões e críticas.
Além disso, conforme já mencionamos neste texto, é essencial treinar seus colaboradores para participarem da avaliação 360 graus de modo a tirar o máximo proveito dessa oportunidade e garantir o sucesso da iniciativa.
Avaliação 360 graus: história
Avaliação 360 graus é um termo que se associa ao conceito matemático, que compreende todas as frações de uma circunferência.
No caso da dinâmica abordada neste artigo, o nome se justifica pelo fato de colocar o profissional avaliado em uma posição central, que permite que todos ao seu redor emitam seus pontos de vista.
Com isso, o profissional terá uma análise ampla, que parte das perspectivas de seus companheiros de trabalho, subordinados, superiores e até mesmo de clientes e fornecedores, além de sua autoavaliação, indicando aspectos positivos e pontos de melhoria.
Algumas pessoas podem se sentir acuadas por essa metodologia, mas a ideia é que o processo se dê de modo confidencial, evitando constrangimentos.
Apesar de ser extremamente útil na atualidade, a avaliação 360 graus não é um conceito novo. Trata-se de uma dinâmica criada na Primeira Guerra Mundial e muito utilizada pelos alemães durante a Segunda Guerra.
A ideia, naquele contexto histórico, era avaliar o desempenho dos soldados a partir das impressões de seus colegas para que pudessem buscar formas de se desenvolver.
Sobre a Santo Caos
Somos a primeira consultoria de engajamento do Brasil: desde 2013, assumimos o compromisso de transformar a relação entre os profissionais e empresas a fim de gerar mais satisfação, senso de pertencimento, inclusão e resultados. Veja nosso guia de engajamento em pdf.
Nosso foco de trabalho inclui ainda comunicação interna, cultura organizacional e diversidade.