Se você chegou até aqui é porque está buscando algo sobre estratégia na cultura organizacional. É justamente disso que vamos falar, mas são assuntos que nem sempre são simples de se associarem.
Em nossos projetos de consultoria a gente precisa falar de cultura com todos os públicos da empresa, da alta liderança até a operação e precisamos traduzir conceitos complexos de maneira simples. Entendemos que a cultura da organização é o jeito de fazer as coisas, são as crenças compartilhadas daquele grupo. Há muitas formas de se fazer e obter resultado, portanto não há a melhor cultura organizacional para ter resultados e crescimento.
Culturas diferentes, estratégia para prosperar
Felizmente isso quer dizer que culturas diferentes podem prosperar e ajudar a executar a estratégia planejada, criando um planejamento estratégico alinhado a cultura. Peter Drucker já dizia “que a estratégia come a cultura no café da manhã” porque ele sabia que há estratégias que não combinam com a cultura da empresa.
Retomando nosso papel de traduzir o que é complexo. Quando se pensa em produzir um vinho os enólogos chamam a união de solo, com geografia e clima é chamada de terroir.
Na Santo Caos, para as empresas, a gente vai chamar de cultura organizacional.
A estratégia (o caminho desejado que pretendemos seguir) é a semente da que vamos cultivar para colher os resultados (um bom vinho), a cultura é a terra onde assentamos este insumo. Se fosse um vinho, não é toda uva que dá em toda terra e clima, ou às vezes o momento não é exatamente propício, porque o contexto do nosso ambiente pode atrapalhar o cultivo. Não adianta a gente querer trocar a semente (estratégia) e não saber qual é o terroir que vamos trabalhar (cultura).
Precisamos ter uma Cultura organizacional forte para aplicarmos um boa estratégia
Muitas empresas têm triunfado ao longo dos últimos anos. No Brasil surgem startups e unicórnios que crescem aceleradamente e ganham mercado com disrupção e enfrentando gigantes antes consolidados. Empresas globais alcançaram valores de mercados inimagináveis e formam o clube do trilhão de dólares.
Sabemos que existem muitas empresas de sucesso atualmente. Como é a cultura organizacional destas empresas de sucesso? Será que são parecidas? Há somente um caminho para crescer no mercado hoje? Felizmente não. Quando falamos de cultura de sucesso não podemos imaginar que existe apenas um caminho. Seria o mesmo que dizer que há apenas um tipo de vinho bom.
Saber qual é o seu negócio e qual é a sua cultura é o ideal para que uma empresa alcance o sucesso. Jim Collins no livro Good to Great retrata que para a empresa ser vencedora, de maneira resumida, ela precisa de três pontos:
- empresa saber no que ela é boa;
- pessoas certas nos lugares certos;
- líderes de alto nível;
A cultura organizacional na implementação da estratégia
Observem este vídeo da imagem abaixo que retrata o valor de mercado das 10 maiores empresas da bolsa americana por 40 anos, nem todas das maiores estão nessa categoria do Jim Collins, pois tem algumas que foram enormes e sumiram. E tem algumas que vão e sempre voltam. Pois, todas as empresas podem ter safras ruins. Repare em empresas como a Microsoft que hoje faz parte do clube do trilhão, mas como por várias vezes ela vai e volta no top 10. Ou na GE (General Eletric) que liderou por muitos e muitos anos e agora não aparece mais nas primeiras posições.
Clique acima da imagem para assistir:
Se você terminou de ver o vídeo vai perceber que nele há empresas de todos os setores, de óleo e gás, tecnologia, bens de consumo, varejo…O que podemos pensar é:
Vou olhar para estas empresas que estão nestes patamares e seguir a estratégia deles e pronto.
Daria para fazer livros e livros de como ser um unicórnio em 360 dias ou de 5 passos infalíveis para ser uma empresa de sucesso ou de cases imperdíveis das maiores empresas do mundo para te inspirar.
Espero que ao chegar até esta parte do texto você tenha percebido que infelizmente não há receita pronta para desenvolver uma “cultura organizacional de sucesso”. Ou seja, nem todas as estratégias funcionam para todas as culturas, algumas destas empresas nem existem mais ou perderam muito valor de mercado ao longo do tempo. E muitas já até nem vão existir.
Tradução Livre: Por que metade das empresas do S&P 500 serão substituídas na próxima década.)
Acreditamos na Santo Caos como uma consultoria de cultura organizacional.
“Que a cultura é o ativo intangível de maior valor da organização e o mais difícil de ser copiado”.
Fortalecer sua cultura é preparar o terreno para que uma boa estratégia possa prosperar e sua empresa continue sustentável em um mercado competitivo. Mesmo que safras ruins ocorram, a capacidade de se reinventar e seguir o propósito é o diferencial das grandes empresas vencedoras, sejam elas do clube do trilhão ou do clube do milhão.
Se quiser saber como preparar o seu terreno para ter uma cultura que transforme resultados fale conosco.