As ações motivacionais para funcionários são essenciais para garantir a motivação e o engajamento dos seus colaboradores e fazer sua empresa obter bons resultados. Porém, é necessário adotar iniciativas assertivas, que correspondam às expectativas de sua equipe, para alcançar esse objetivo.
Sendo assim, preparamos este conteúdo, mostrando o que você pode fazer nesse sentido. Confira nosso texto até o final!
Nós precisamos te alertar sobre algo. Você pode estar enganado sobre aquilo que imagina ser a motivação nas empresas. Pessoas incentivadas a trabalhar em determinada organização não necessariamente estão felizes o tempo todo.Tampouco, atitudes como levar trabalho para casa ou ficar fazendo “propaganda” da empresa empregadora é sinal de motivação.
Se você possui esse tipo de raciocínio, nós te convidamos, a partir deste post, a desconstruí-lo e entender melhor as ações motivacionais para funcionários.
Continue a leitura para saber como planejar, programar e executar ações motivacionais para funcionários com resultado.
Nosso texto aborda os seguintes assuntos:
- O conceito ações motivacionais
- Atividades para motivação de funcionários
- Tipos de motivação
- Ações motivacionais para funcionários de forma errada
- Conhecimento
- Dicas para motivar funcionários
Boa leitura!
O conceito ações motivacionais
Motivação é um sentimento que ocorre de maneira individual, e não em coletivo. Para pensar em ações motivacionais para funcionários, é imprescindível que você passe a encarar o conceito de pessoa para pessoa. Para ter certeza disso, basta olhar para a sua própria carreira: a sua meta profissional muito provavelmente não era a mesma de seu melhor amigo ou amiga durante a universidade. Da mesma maneira, é quase certo que vocês percorreram caminhos distintos para alcançar seus objetivos.
Situação semelhante acontece com seu colaborador. Cada um deles está ali por um motivo: pagar uma conta, adquirir experiência ou fazer carreira efetivamente. Os incentivos que você e sua empresa devem dar a cada um deles para que atinjam as próprias ambições devem invariavelmente se pautar nisso. Quando você acerta nas ações motivacionais para funcionários, o resultado tende a aparecer mais rapidamente, tanto para a pessoa motivada, quanto para a organização onde ela trabalha.
Vale ressaltar também a diferença entre estratégia e campanha de motivação. A estratégia é mais ampla, leva em conta os recursos disponíveis, condições e entende que os funcionários devem ser motivados constantemente, em diversos temas e com diversos fins. Ela é composta, entre outras coisas, de campanhas de motivação, que é um conjunto de esforços que busca um fim específico (motivar a produtividade, por exemplo).
Atividades para motivação de funcionários
Conforme dito acima, cada funcionário é único e você pode concluir isso analisando sua própria experiência profissional. Suas expectativas certamente eram diferentes dos objetivos dos seus colegas de faculdade e de trabalho.
Por esse motivo, na hora de buscar ideias de ações motivacionais para motivar funcionários, não recomendamos que você copie iniciativas de outras organizações. Afinal, os tipos de estratégia utilizada pelas empresas para motivar funcionários podem variar conforme o perfil dos colaboradores.
O mais recomendado a se fazer é conhecer as demandas dos seus colaboradores e entender a melhor maneira de motivá-los, correspondendo às suas necessidades. Na hora de buscar estratégias para motivar funcionários também é essencial considerar os recursos da empresa, lembrando que nem sempre uma ação bem-sucedida exige um investimento alto.
Muitas vezes, uma simples mudança de rotina, como uma pequena flexibilização no horário, pode ter um efeito extremamente positivo.
Tipos de motivação
Antes de te orientar sobre como promover ações motivacionais para funcionários, nós precisamos te alertar que algumas teorias defendem que existem dois modelos de motivação. O primeiro deles é o intrínseco, baseado nas necessidades e motivos do funcionário, – exatamente sobre o que falávamos no tópico anterior.
Diferentemente da motivação intrínseca, na extrínseca o que vale são os estímulos. Isso porque você pode, por exemplo, motivar aquele funcionário talentoso, que só está na sua empresa para quitar o financiamento do veículo próprio, a tornar-se diretor de determinada área. Para isso, é necessário um departamento de Recursos Humanos sensível, atento e proativo, além da dose certa de incentivo, que pode estar previsto nas ações motivacionais para funcionários.
Ações motivacionais para funcionários de forma errada
Geralmente, as ações motivacionais estão muito pautadas no conceito extrínseco. É comum alguns gestores pensarem, por exemplo, em promover uma festa com a ideia de “melhorar o clima” da empresa, a fim de que os funcionários vejam “o quão bom é estar ali” e, portanto, permaneçam.
Ações para reter os colaboradores também costumam acontecer por meio de aumentos salariais, por meio do estímulo do cumprimento de metas e, portanto, incentivando a competitividade entre eles, ou ainda, por um suposto estilo de vida saudável, como com o oferecimento de lanches naturais durante o expediente.
É claro que essas tentativas podem estar previstas em uma campanha motivacional para funcionários, porém, elas:
- Não funcionam para todos;
- Não podem ser as únicas.
Elas, aliás, estão presentes na maioria das abordagens nesse contexto. Melhores condições de trabalho, plano de carreira, participação nas decisões da empresa e benefícios ligados à saúde e bem-estar podem ser grandes estímulos. No entanto, podem ser insuficientes e não precisam ser os únicos. Para ir além, você precisa aprofundar-se nas motivações intrínsecas de cada funcionário. Entender o que, de fato, eles querem e como você pode ajudá-los. O retorno, dessa forma, é certeiro.
Temos um guia completo de engajamento de colaboradores que aborda melhor este assunto.
Guia Completo de EngajamentoConhecimento
Nós entendemos o quão complexo pode ser conhecer bem cada um dos colaboradores para promover ações motivacionais para funcionários, ainda mais em contextos organizacionais de grandes empresas. É necessário mais do que um RH com olhar apurado ou um gestor interessado. É fundamental metodologia própria, formatos diferenciados e equipe diversa para se ter as ferramentas corretas de diagnóstico do bem mais precioso de uma instituição: as pessoas.
É bem provável que a maioria das empresas veja números em vez dos nomes – e histórias de vida – presentes em cada crachá, por mais necessário que essa visão seja. Mas com as estratégias corretas é possível enxergar pessoa a pessoa e as melhores ações motivacionais para funcionários.
Dicas para motivar funcionários
Esses são três exemplos de incentivos que você pode incluir na lista de ações motivacionais para funcionários . Em uma campanha motivacional para funcionários, envolvimento, inspiração e desenvolvimento são tão importantes que vamos te ensinar melhor sobre cada um deles:
Envolvimento
Envolva os seus colaboradores em todas as etapas das decisões que irão impactar o dia a dia deles. Convide-os a contribuir no momento anterior e, no posterior, comunique-os em primeira mão acerca da decisão. Deixe claro quais são os valores e a proposta da empresa a fim de que ele se empodere a partir do conhecimento para saber como proceder e quais metas alcançar.
Deixe-os livres para exercer outras atividades, inclusive profissionais, fora da sua companhia. Incentive com que seus funcionários conheçam as outras pessoas que participam da roda: fornecedores, clientes, influenciadores. Essa troca tende a gerar coisas novas e de maior impacto.
Inspiração
Inspiração e propósito caminham lado a lado. Para isso, ajude as pessoas a terem uma visão sobre o contexto em que estão inseridas. Reforce o que a empresa representa para elas, o mercado e a sociedade. Resgate o sentimento que elas devem ter sobre por que estar ali. Pense em reuniões semanais com cada equipe para falar sobre os desafios impostos, além do avanço da empresa na direção dos objetivos traçados. O dia a dia, por vezes, torna-se essa noção do todo um pouco turva.
Desenvolvimento
Para desenvolver o potencial de seus colaboradores, deixe de lado aquela lógica do “se você fizer isso, você ganha aquilo”, que limita e restringe possibilidades. Além disso, a pura e simples recompensa não é capaz de fornecê-los maestria nas atividades a que são responsáveis.
Supondo que você conheça a habilidade de cada um deles, bem como as fraquezas, saberá onde deve agir. Promova um match entre as fortalezas dele e as necessidades da empresa, porque nessas tarefas é que eles vão se sentir mais estimulados.
Para quem tiver iniciativa, ofereça benchmarkings em outras companhias, além de cursos de formação complementares, focados nas dificuldades encontradas. Um treinamento cruzado entre times pode apresentar bons resultados.
E aí? As orientações foram úteis para iniciar ações motivacionais para funcionários em seu negócio? Esperamos que sim, mas caso tenha restado dúvidas, entre em contato conosco.