Home » 3 razões para incentivar seus funcionários a fazer trabalho voluntário

Trabalho voluntário

3 razões para incentivar seus funcionários a fazer trabalho voluntário

Conheça bons motivos para seus colaboradores participarem de programas de trabalho voluntário

Não é raro escutar pessoas dizendo que fazem algum tipo de trabalho voluntário e o quanto esta experiência enriquece a vida delas em diversos aspectos. De fato, é sabido o quanto projetos de voluntariado são benéficos não apenas para quem “recebe”, mas também para quem pratica. Por isso, muitas empresas vêm desenvolvendo ações de trabalho voluntário e incentivando os seus funcionários a participar destas atividades.

Leia em nosso artigo algumas razões para estimular os seus colaboradores a se engajar neste tipo de projeto, além de ideias de trabalho voluntário.

Este tópicos serão abordados da seguinte forma:

  1. O trabalho voluntário vai além da boa ação em si.
  2. O trabalho voluntário aumenta o engajamento na empresa.
  3. O trabalho voluntário melhora a imagem da empresa.
  4. Ideias de trabalho voluntário 

Boa leitura!

O trabalho voluntário vai além da boa ação em si.

O trabalho voluntário vai muito além de fazer o bem ao próximo. Sabemos que esse é um importante objetivo, mas ao longo da realização de um projeto como este, há muitos aprendizados por parte de todos os envolvidos.

Pensemos em uma feira de adoção de cachorros e gatos, por exemplo. Sabemos que o grande propósito deste trabalho voluntário é fazer com que o maior número possível de animais sejam adotados por pessoas aptas e dispostas a dar a estes bichos bem-estar e boas condições de vida. Mas, para alcançar este intuito, uma série de habilidades devem ser praticadas pelos voluntários: eles precisam se organizar para distribuir e executar tarefas; são estimulados a ter empatia pelos cachorros e gatos; devem socializar com os outros voluntários e com possíveis adotantes etc. Ou seja, um projeto simples de voluntariado é capaz de fomentar e aperfeiçoar diversas competências nos participantes.

O trabalho voluntário aumenta o engajamento na empresa.

Segundo uma pesquisa feita por nós, da Santo Caos, funcionários que realizam algum trabalho voluntário dentro de um contexto corporativo são 16% mais engajados com a empresa se comparados aos colaboradores que não realizam este tipo de atividade.

Além disso, o trabalho voluntário é uma iniciativa que aumenta o orgulho que os funcionários sentem pela organização, fortalecendo o senso de pertencimento e beneficiando a interação entre as pessoas. Estes também são dois importantes aspectos para o crescimento do engajamento dos colaboradores com a marca.

O trabalho voluntário melhora a imagem da empresa.

Outra razão muito importante para você incentivar o trabalho voluntário na sua organização é a melhoria que ele promove na imagem da empresa diante do mercado. Além disso, este tipo de ação também beneficia o employer branding da marca − perante os funcionários já contratados e os potenciais talentos.

Mostrar que o trabalho voluntário faz parte das ações da empresa é uma maneira de evidenciar o quanto a organização está engajada em tornar o mundo e a comunidade ao seu redor um local cada vez melhor para se viver. Isto certamente só trará pontos positivos para a marca, alavancando-a frente a seu público interno e externo.

Tipos de trabalhos voluntários

Que as ações de trabalho voluntário são benéficas para as empresas e seus colaboradores, não restam dúvidas. Agora, em qual tipo de causa se engajar?

 

A verdade que todas as causas são importantes e, por isso mesmo, todas são válidas. Uma ideia interessante para fazer esta escolha pode ser combinar o trabalho voluntário a uma atividade que dialogue com os valores da empresa. Por exemplo: se a sustentabilidade ambiental é um tema relevante para a organização, por que não incentivar os funcionários a participarem de um projeto de plantação de árvores ou de limpeza de parques?

Este pode ser um direcionamento. Mas, independente da escolha de sua organização, elencamos abaixo algumas modalidades de trabalho voluntário:

Apoio a pessoas da 3ª idade

Existem diversos projetos para idosos, principalmente, relacionados à convivência, já que é comum que pessoas desta faixa etária sofram com a solidão. Realizar uma simples visita a um asilo para um pouco de bate-papo pode ser uma experiência muito transformadora para todos os envolvidos. 

Apoio a causas animais

Existem muitas oportunidades de voluntariado envolvendo os animais. Resgate de animais em situação de vulnerabilidade, promoção de feiras de adoção, apadrinhamento de bichinhos que aguardam na fila de adoção são algumas delas. 

Apoio a projetos educativos, esportivos e culturais

Muitas vezes, algo que é uma simples habilidade ou conhecimento para uma pessoa, pode representar uma verdadeira transformação na vida de outra. Talvez, por isso, uma das principais premissas de projetos educativos, esportivos e culturais, seja o compartilhamento de informações e aprendizados. 

Ensinar um esporte para crianças carentes, dividir conhecimentos de informática com jovens da periferia que querem conquistar um emprego, alfabetizar adultos que não sabem ler e escrever: estas são ideias possíveis para um projeto de trabalho voluntário.

Distribuição de alimentos e roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade social 

Boa parte da população brasileira vive em condições precárias e, infelizmente, não consegue ter o básico para garantir a própria sobrevivência, como água potável e alimentação digna. Por isso, os trabalhos voluntários ligados a projetos que promovam a distribuição de alimentos, roupas, entre outros itens básicos são tão importantes dentro do contexto social de nosso país.

Aí na sua empresa o trabalho voluntário já é uma realidade ou ainda não saiu do papel? Conte para a gente aqui no campo de comentários.

Shopping Basket