Home » Como engajar meus funcionários em torno de políticas de sustentabilidade?

Grupo de pessoas sentadas em mesa discutindo sobre políticas de sustentabilidade

Como engajar meus funcionários em torno de políticas de sustentabilidade?

Clareza de propósito e comunicação transparente são fundamentais para promover o engajamento dos colaboradores com as políticas de sustentabilidade da empresa. 

O conceito de sustentabilidade aparece pela primeira vez em 1972. Desde então, cada vez mais o assunto vem sendo discutido por governos, comunidades científicas e nas corporações.

As empresas são um setor importante da aplicação do conceito de sustentabilidade que, muito embora, pareça ligado apenas a questões ambientais, na verdade, é bem mais amplo. Para que um processo seja considerado sustentável, ele deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.

As políticas de sustentabilidade aplicadas às corporações podem ser pensadas e divididas em 3 pilares.

 São eles:

  • Pilar ambiental

O pilar ambiental é aquele de maior entendimento do senso comum, referindo-se aos impactos ecológicos que a corporação pode causar. A política de sustentabilidade ambiental dentro de uma organização, por exemplo, deve reger a quantidade de emissão de gases poluentes; o uso e o retorno da água para o meio ambiente; a quantia de recursos energéticos utilizados e sua proveniência etc. Em suma, ela direciona a gestão dos impactos ambientais decorrentes das suas atividades, buscando ações para reduzir ou compensar eventuais efeitos negativos sobre a natureza e a sociedade.

  • Pilar social

Este importante pilar abrange todo o capital humano envolvido com a organização: funcionários, fornecedores, público-alvo e a comunidade do entorno. As políticas de sustentabilidade social das empresas podem estar relacionadas aos seguintes temas: 

    • direitos dos trabalhadores;
    • bem-estar dos funcionários e de suas famílias;
    • salários justos;
    • desenvolvimento de pessoas;
    • motivação e felicidade  dos colaboradores;
    • direitos humanos; combate à discriminação (de todas as ordens);
    • educação;
    • lazer;
    • segurança etc.
  • Pilar econômico

Este pilar está diretamente ligado aos dois anteriores: a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços devem ser realizados pela empresa a partir do cumprimento das suas próprias políticas de sustentabilidade social e ambiental. Além disso, também deve ser um compromisso da organização a melhoria constante de todos os seus processos, buscando continuamente soluções que reduzam os impactos negativos sobre a natureza e que promovam benefícios à sociedade.

Então, como engajar os funcionários em torno de políticas de sustentabilidade

Seja transparente

De líderes a funcionários operacionais: todos eles devem estar cientes das políticas de sustentabilidade da empresa, seus propósitos e sua importância. Deixe claro os critérios utilizados para o desenvolvimento das mesmas, as estratégias para colocá-las em prática, as consequências do não cumprimento e como isso pode afetar toda a organização. 

Estabeleça metas e valorize o alcance dos objetivos

Estabeleça metas para o cumprimento das políticas de sustentabilidade da empresa. Comemore, premie e dê visibilidade aos colaboradores e equipes que alcançá-las.

Capacite os colaboradores

Para que a organização consiga executar as suas políticas de sustentabilidade, não basta apresentá-las, é imprescindível mostrar o “como”, capacitando os funcionários a praticá-las.

Não imponha

Não imponha aos funcionários as políticas de sustentabilidade da organização. Explique os propósitos e a relevância destas diretrizes. Ao compreender a importância destas condutas e como elas podem impactar positivamente as pessoas, o meio ambiente, a organização e a sociedade como um todo, os colaboradores se engajarão muito mais para vivenciá-las no dia a dia de trabalho.

Gostou desta matéria sobre políticas de sustentabilidade dentro das empresas? Entre em contato conosco

Shopping Basket