Clareza de propósito e comunicação transparente são fundamentais para promover o engajamento dos colaboradores com as políticas de sustentabilidade da empresa.
O conceito de sustentabilidade aparece pela primeira vez em 1972. Desde então, cada vez mais o assunto vem sendo discutido por governos, comunidades científicas e nas corporações.
As empresas são um setor importante da aplicação do conceito de sustentabilidade que, muito embora, pareça ligado apenas a questões ambientais, na verdade, é bem mais amplo. Para que um processo seja considerado sustentável, ele deve ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente diverso.
As políticas de sustentabilidade aplicadas às corporações podem ser pensadas e divididas em 3 pilares.
São eles:
- Pilar ambiental
O pilar ambiental é aquele de maior entendimento do senso comum, referindo-se aos impactos ecológicos que a corporação pode causar. A política de sustentabilidade ambiental dentro de uma organização, por exemplo, deve reger a quantidade de emissão de gases poluentes; o uso e o retorno da água para o meio ambiente; a quantia de recursos energéticos utilizados e sua proveniência etc. Em suma, ela direciona a gestão dos impactos ambientais decorrentes das suas atividades, buscando ações para reduzir ou compensar eventuais efeitos negativos sobre a natureza e a sociedade.
- Pilar social
Este importante pilar abrange todo o capital humano envolvido com a organização: funcionários, fornecedores, público-alvo e a comunidade do entorno. As políticas de sustentabilidade social das empresas podem estar relacionadas aos seguintes temas:
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- direitos dos trabalhadores;
- bem-estar dos funcionários e de suas famílias;
- salários justos;
- desenvolvimento de pessoas;
- motivação e felicidade dos colaboradores;
- direitos humanos; combate à discriminação (de todas as ordens);
- educação;
- lazer;
- segurança etc.
- Pilar econômico
Este pilar está diretamente ligado aos dois anteriores: a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços devem ser realizados pela empresa a partir do cumprimento das suas próprias políticas de sustentabilidade social e ambiental. Além disso, também deve ser um compromisso da organização a melhoria constante de todos os seus processos, buscando continuamente soluções que reduzam os impactos negativos sobre a natureza e que promovam benefícios à sociedade.
Então, como engajar os funcionários em torno de políticas de sustentabilidade
Seja transparente
De líderes a funcionários operacionais: todos eles devem estar cientes das políticas de sustentabilidade da empresa, seus propósitos e sua importância. Deixe claro os critérios utilizados para o desenvolvimento das mesmas, as estratégias para colocá-las em prática, as consequências do não cumprimento e como isso pode afetar toda a organização.
Estabeleça metas e valorize o alcance dos objetivos
Estabeleça metas para o cumprimento das políticas de sustentabilidade da empresa. Comemore, premie e dê visibilidade aos colaboradores e equipes que alcançá-las.
Capacite os colaboradores
Para que a organização consiga executar as suas políticas de sustentabilidade, não basta apresentá-las, é imprescindível mostrar o “como”, capacitando os funcionários a praticá-las.
Não imponha
Não imponha aos funcionários as políticas de sustentabilidade da organização. Explique os propósitos e a relevância destas diretrizes. Ao compreender a importância destas condutas e como elas podem impactar positivamente as pessoas, o meio ambiente, a organização e a sociedade como um todo, os colaboradores se engajarão muito mais para vivenciá-las no dia a dia de trabalho.
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