Home » Cases
Cases
Programa Vagalume
O desafio: Promover o diálogo os colaboradores, comunicando temas diversos a pessoas com graus de escolaridade diferentes, transmitindo informações estratégicas por meio de linguagem atrativa e que faça sentido para cada localidade, considerando que 70% dos 9 mil colaboradores estão distribuídos em armazéns, escritórios, fazendas, portos e rodovias, e não utilizam computadores em suas atividades diárias. A solução: Descentralizar a comunicação por meio da criação de um Programa de Embaixadores de Comunicação Interna, permitindo que os próprios colaboradores disseminem a cultura, os valores, os conteúdos e as novidades para as unidades de negócio às quais pertencem trazendo, também, feedbacks e insumos valiosos que auxiliam a área de Comunicação a evoluir no diálogo com os colaboradores da empresa. Este case se destaca uma vez que os embaixadores se tornaram referência de comunicação na empresa e proporcionaram excelentes resultados qualitativos e quantitativos em suas ações. Além disso, o programa foi premiado na 21ª Mostra de Comunicação do Agro, na categoria de Endomarketing.
Grupo CCR
O desafio: O desafio que nos foi proposto era como fazer com que as pessoas entendessem a estratégia da CCR e que o colaborador visse isso em seu dia a dia. A solução: A Santo Caos criou uma revista física com caráter educativo. De forma lúdica e divertida, reforçamos os principais temas e dimensões do projeto “Polaris” através de jogos que abordaram: Reputação, Cultura e Valores, ESG, Colaboradores, Academia CCR, Compliance, Segurança, Saúde e Diversidade. Além da revista física, a cada mês, ativações online foram feitas abordando cada um dos temas. Todas as pessoas foram convidadas a responderem ao quiz e concorrer a prêmios exclusivos.
HEINEKEN
O desafio: A HEINEKEN, 2° maior produtora de cerveja do Brasil, com mais de 14 mil colaboradores situados em 25 centros de distribuição e 15 cervejarias em território nacional, passou por uma Evolução Cultural em que seus valores passaram por revisão e atualização. Mas, como transmitir essa mudança para todas as pessoas colaboradoras cuja maioria nunca tiveram contato com os valores da empresa? A solução: A solução desse desafio foi implementada em três passos. Primeiramente, criamos um Guia de Key Visual voltado a transmitir a Evolução Cultural da HEINEKEN à todas as pessoas colaboradoras. Em um segundo momento, ambientamos as localidades com a Identidade Visual criada para transmitir os novos valores. Para fechar com chave de ouro, lançamos a campanha de um concurso de paródias, o The Star Brasil, em que as letras das músicas deveriam incluir os valores da empresa. Os vencedores ganharam ingressos para o Rock in Rio 2022.
RD (RaiaDrogasil)
O desafio: Realizar a primeira mensuração de engajamento da história da empresa, que conta com quase 40 mil funcionários em todo o país. A solução: Pesquisa de engajamento com aplicação quantitativa e qualitativa, abrangendo corporativo, lojas e centro de distribuição em diversas cidades do país. Workshops com lideranças para desenvolvimento de planos de ação personalizados.
Amaggi
O desafio: Tornar compliance um tema leve e descomplicado para quase 5 mil colaboradores de unidades agrícolas, industriais e de transportes. A solução: Shows itinerantes em formato stand-up comedy, levando conhecimento relevante e democratizando compliance para toda a operação da empresa. Temas sérios abordados de forma leve, interativa e clara – #podeisso? Case premiado na 21ª Mostra de Comunicação do Agro, organizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural do Agro
Grupo Águia Branca
O desafio: Desenvolver uma cultura de inovação numa das empresas mais tradicionais do ramo de transportes, com mais de 70 anos de história. A solução: Mapeamento da cultura organizacional percebida e desejada por lideranças e colaboradores Entendimento do potencial de inovação interna Desenvolvimento de um manual de cultura Revisão do Propósito do Grupo Águia Branca Implantação de um prêmio interno de inovação