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Cases

Programa Vagalume

O desafio:  Promover o diálogo os colaboradores, comunicando temas diversos a pessoas com graus de escolaridade diferentes, transmitindo informações estratégicas por meio de linguagem atrativa e que faça sentido para cada localidade, considerando que 70% dos 9 mil colaboradores estão distribuídos em armazéns, escritórios, fazendas, portos e rodovias, e não utilizam computadores em suas atividades diárias. A solução:  Descentralizar a comunicação por meio da criação de um Programa de Embaixadores de Comunicação Interna, permitindo que os próprios colaboradores disseminem a cultura, os valores, os conteúdos e as novidades para as unidades de negócio às quais pertencem trazendo, também, feedbacks e insumos valiosos que auxiliam a área de Comunicação a evoluir no diálogo com os colaboradores da empresa. Este case se destaca uma vez que os embaixadores se tornaram referência de comunicação na empresa e proporcionaram excelentes resultados qualitativos e quantitativos em suas ações. Além disso, o programa foi premiado na 21ª Mostra de Comunicação do Agro, na categoria de Endomarketing.

Grupo CCR

O desafio:  O desafio que nos foi proposto era como fazer com que as pessoas entendessem a estratégia da CCR e que o colaborador visse isso em seu dia a dia.  A solução:  A Santo Caos criou uma revista física com caráter educativo. De forma lúdica e divertida, reforçamos os principais temas e dimensões do projeto “Polaris” através de jogos que abordaram: Reputação, Cultura e Valores, ESG, Colaboradores, Academia CCR, Compliance, Segurança, Saúde e Diversidade. Além da revista física, a cada mês, ativações online foram feitas abordando cada um dos temas. Todas as pessoas foram convidadas a responderem ao quiz e concorrer a prêmios exclusivos.

HEINEKEN

O desafio:  A HEINEKEN, 2° maior produtora de cerveja do Brasil, com mais de 14 mil colaboradores situados em 25 centros de distribuição e 15 cervejarias em território nacional, passou por uma Evolução Cultural em que seus valores passaram por revisão e atualização. Mas, como transmitir essa mudança para todas as pessoas colaboradoras cuja maioria nunca tiveram contato com os valores da empresa? A solução:  A solução desse desafio foi implementada em três passos. Primeiramente, criamos um Guia de Key Visual voltado a transmitir a Evolução Cultural da HEINEKEN à todas as pessoas colaboradoras. Em um segundo momento, ambientamos as localidades com a Identidade Visual criada para transmitir os novos valores. Para fechar com chave de ouro, lançamos a campanha de um concurso de paródias, o The Star Brasil, em que as letras das músicas deveriam incluir os valores da empresa. Os vencedores ganharam ingressos para o Rock in Rio 2022.

Logo da RaiaDrogasil aparece sobre fundo com foto de fachada das lojas, com o slogan "gente, saúde e bem-estar" ao lado do logo.

RD (RaiaDrogasil)

O desafio: Realizar a primeira mensuração de engajamento da história da empresa, que conta com quase 40 mil funcionários em todo o país. A solução: Pesquisa de engajamento com aplicação quantitativa e qualitativa, abrangendo corporativo, lojas e centro de distribuição em diversas cidades do país. Workshops com lideranças para desenvolvimento de planos de ação personalizados.

Homem branco fala diante de uma audiência, todos sentados, divididos em dois grupos, dentro de um galpão.

Amaggi

O desafio: Tornar compliance um tema leve e descomplicado para quase 5 mil colaboradores de unidades agrícolas, industriais e de transportes. A solução: Shows itinerantes em formato stand-up comedy, levando conhecimento relevante e democratizando compliance para toda a operação da empresa. Temas sérios abordados de forma leve, interativa e clara – #podeisso? Case premiado na 21ª Mostra de Comunicação do Agro, organizada pela Associação Brasileira de Marketing Rural do Agro

Placa e fachada do prédio do Grupo Águia Branca

Grupo Águia Branca

O desafio: Desenvolver uma cultura de inovação numa das empresas mais tradicionais do ramo de transportes, com mais de 70 anos de história.   A solução: Mapeamento da cultura organizacional percebida e desejada por lideranças e colaboradores Entendimento do potencial de inovação interna Desenvolvimento de um manual de cultura Revisão do Propósito do Grupo Águia Branca Implantação de um prêmio interno de inovação