Hoje em dia, o assunto comunicação interna na empresa não fica só nas mãos das agências de comunicação: consultorias de diversos nichos estão mais próximas do RH e podem propor soluções inovadoras e assertivas para seu negócio.
Este é um dos trabalhos que realizamos na Santo Caos: propor ações de comunicação interna criativas, que funcionem bem em sua organização.
Sendo assim, preparamos este artigo especialmente para detalhar esse tema e oferecer alternativas para otimizar seu trabalho. Para facilitar o entendimento, ele está dividido nos seguintes tópicos:
- O que é?
- Quem é responsável pela comunicação na empresa?
- Ferramentas de comunicação empresarial interna
- Benefícios eficientes
- Comunicação na empresa ou da empresa?
- Se é comunicação é de todo mundo, quem direciona e orienta?
- RH, Comunicação, Marketing… quem manda?
- Quais as ações de comunicação interna nas empresas são realmente efetivas para engajar?
- Como desenvolver?
- Como uma consultoria pode ajudar?
- Onde já aplicamos e quais foram nossos resultados?
- Agência de comunicação ou outro tipo de consultoria?
O que é comunicação interna?
Tão importante quanto a comunicação externa, a comunicação interna na empresa consiste em um conjunto de estratégias adotadas pelas organizações a fim de difundir seus valores entre a equipe e motivar os colaboradores.
A comunicação interna ainda possibilita divulgar as ações da empresa com transparência e garantir o cumprimento de normas da companhia.
Quem é responsável pela comunicação interna na empresa?
Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares, que ouvimos muitas vezes aqui na Santo Caos. E a resposta curta para essa pergunta é: todo mundo! Mas calma, vamos explicar com mais detalhes. Confira,na íntegra, no nosso artigo de hoje.
Ferramentas de comunicação empresarial interna
Compartilhar informações profissionais de maneira estratégica é de extrema importância para o desenvolvimento das empresas e determinadas ferramentas de comunicação empresarial interna contribuem para otimizar o diálogo em ambiente corporativo.
Confira a seguir alguns recursos que você pode utilizar para qualificar a comunicação empresarial interna de seu negócio:
- Mural de recados;
- Intranet;
- Caixa de sugestões;
- Aplicativos mobile;
- E-mail;
- Redes sociais;
- Fóruns de discussão;
- Servidores compartilhados;
- Videoconferência.
Benefícios da comunicação interna eficiente
Uma comunicação interna na empresa realizada de maneira eficiente garante inúmeras vantagens para a organização e os colaboradores. Seus benefícios incluem:
- A promoção de temas relevantes, como sustentabilidade e inclusão social;
- O fortalecimento da cultura e dos valores da organização;
- Alinhamento do trabalho da equipe aos objetivos da empresa;
- Retenção de talentos;
- Engajamento do time;
- Aumento da produtividade e dos lucros.
Comunicação interna na empresa ou da empresa?
A primeira coisa que precisamos dizer sobre a comunicação interna na empresa é que ela não é propriedade da companhia. Isso porque, sendo uma necessidade humana, a comunicação acontece independente do ambiente, local ou diretriz.
E, como hoje o fluxo de informações funciona em rede, e não mais no antigo modelo emissor-receptor, todo mundo pode produzir conteúdo. A questão central é se esse conteúdo produzido pelas pessoas está de acordo com o que a organização deseja e espera.
Portanto, a primeira lição a ser aprendida é o desapego. Cada vez mais, as pessoas formalmente responsáveis pela comunicação na empresa precisarão entender que seu papel é mais de mediar e empoderar essas redes, do que de tentar controlá-las – esforço que tende a ser em vão.
Se é comunicação interna é de todo mundo, quem direciona e orienta?
Agora chegamos a outro ponto central nesta discussão. Dependendo da organização e de sua estrutura interna, a responsabilidade formal por comunicar pode estar em várias áreas ou funções.
Da tradicional comunicação interna feita pelo RH, passando pelos departamentos estruturados de comunicação corporativa, e chegando aos squads multidisciplinares de comunicação com empregados.
Existe um modelo único de comunicação interna na empresa? Não! O mais importante é que funcione bem. E, para saber se funciona, precisamos mensurar.
Nessa hora, uma pesquisa de engajamento com comunicação interna pode ajudar muito a descobrir: quais os canais mais utilizados, e os que funcionam melhor; que tipo de tons e mensagens podemos disseminar a partir de cada um deles; e também como funciona a rede interna de influenciadores da comunicação.
Você pode até achar que não, mas essa rede existe e funciona, então, por que não utilizá-la a nosso favor?
Um exemplo que sempre gostamos de contar sobre isso é o caso real de uma empresa de transportes que visitamos há alguns anos.
A comunicação interna não era muito estruturada, o que levou um motorista a criar – por iniciativa própria – uma rádio amadora, por onde disseminava mensagens para os demais caminhoneiros que estavam na estrada.
Para a sorte dessa empresa, o “embaixador informal” utilizava esse poderoso canal para trazer mensagens construtivas, incentivando os outros motoristas a descansarem bem, não usarem álcool e drogas antes de dirigir, e seguir todas as diretrizes de segurança da organização.
Já pensou se esse caminhoneiro resolvesse falar mal da empresa, ou espalhar informações nocivas?
Como falamos, a comunicação acontece independente da empresa querer ou não. Então, por que não aproveitar talentos internos como o desse motorista, empoderando-os e auxiliando na criação de conteúdo orientado pelos objetivos da empresa?
RH, comunicação, marketing… qual área é responsável pela comunicação interna?
Chegamos agora a um tópico polêmico. Mas estamos aqui para desafiar o caos, não é mesmo? Então, vamos lá.
Em algumas organizações, a função de lidar com a comunicação interna na empresa está dentro das atribuições das áreas de Recursos Humanos. Isso faz sentido, já que historicamente essa área sempre cuidou de todos os assuntos relacionados aos empregados, e conhece a fundo as necessidades deles. Porém, vale refletir:
- Será que essa função conta com alguém especializado em Comunicação?
- Existe uma estrutura capaz de absorver as demandas?
- A comunicação interna na empresa feita pelo RH está em linha com a estratégia da empresa?
Esses três pontos às vezes ficam em segundo plano quando a comunicação interna na empresa, com empregados, fica sob responsabilidade do RH. Sendo eles observados com cuidado, não existe problema algum dessa área cuidar da comunicação.
Já quando temos uma área estruturada de Comunicação Interna, em alguns casos junto com a Comunicação Corporativa, esses três fatores anteriores tendem a ser atendidos quase naturalmente.
Observamos então uma grande qualidade e um cuidado muito importante com as mensagens. Mas surgem outros pontos delicados que podem acontecer. Listamos abaixo alguns deles:
- Centralização excessiva da comunicação (afinal, somos especialistas!);
- “Pitacos” recebidos de todas as outras áreas;
- Dificuldade de mensurar resultados e provar o seu valor.
Há empresas nas quais é o Marketing que cuida da comunicação interna, é o cenário menos comum, mas pode acontecer. Nesses casos, a criatividade típica da área ajuda muito, assim como o olhar voltado para resultados e métricas. Mas tudo tem suas vantagens e desvantagens. Confira alguns riscos que podemos correr:
- Comunicação interna na empresa virar o “patinho feio” dentro da área;
- Comunicar para fora é mais “sexy” que para dentro;
- Visão de que a comunicação interna não gera resultados para o negócio.
Enfim, cada cenário tem os seus pontos fortes e os que devem ser vistos com mais atenção. O importante é ter em mente as boas práticas de comunicação interna na empresa que temos falado ultimamente: descentralizar, empoderar e capacitar, abrir-se para a escuta e o feedback, entre outros pontos.
Quais as ações de comunicação interna na empresa são realmente efetivas?
A palavra comunicar tem origem no termo latino communicatio, significando “tornar comum”. Convivendo numa mesma sociedade, uma boa comunicação é a chave para o entendimento entre os indivíduos.
Em uma empresa não é diferente: os funcionários têm experiências e demandas diferentes, e em cada organização surgem questões específicas, que dependem de diversos fatores, tais como o tipo de atividade, a localização geográfica e até mesmo o momento social e político.
Todos esses aspectos influenciam no clima organizacional, e se as lideranças não souberem se comunicar claramente com seus colaboradores, pode haver queda no engajamento dos funcionários.
Com uma boa comunicação interna , o funcionário se sente pessoalmente mais incluído nas questões da empresa, como se recebesse um convite direto para participar da dinâmica da companhia; entende que é importante para o bom funcionamento do todo, e que a gerência se preocupa em falar diretamente com ele.
Assim, o clima organizacional fica melhor, e os funcionários trabalham mais satisfeitos e de maneira mais produtiva.
Como desenvolver a comunicação interna?
Por muito tempo, a comunicação interna na empresa se resumiu a avisos nos corredores e elevadores, newsletters, jornais, informativos internos e outras iniciativas desse tipo ─ geralmente propostas por agências de comunicação interna.
Atualmente, com toda a tecnologia disponível e as mudanças no comportamento dos funcionários, insistir apenas nessas soluções pode ser ineficiente.
Em artigo publicado na revista especializada em comunicação corporativa Meio & Mensagem, Mauro Segura, líder de Marketing da IBM Brasil, afirma que a comunicação interna na empresa, muitas vezes, ainda é “restritiva, acanhada e conservadora”.
“O papel institucional inerente à área de comunicação ainda domina a atividade, deixando pouca margem para que o protagonismo da comunicação seja dado a quem é de direito, que é o funcionário. Um equilíbrio precisa ser encontrado pelas organizações, de forma que a comunicação interna seja vista como engajadora e desenvolvedora de boas relações, e não algo desconectado da realidade do dia a dia ou do anseio das pessoas”, defende Mauro.
Buscando aproximar-se e compreender os desafios dos departamentos de RH das empresas, consultorias inovadoras vêm implantando projetos de sucesso dentro das organizações.
Esses especialistas têm conseguido resultados mais efetivos, realmente “falando a língua” dos funcionários, e propondo uma comunicação interna na empresa menos tediosa, mais ágil e precisa.
Além do tradicional endomarketing, ações de comunicação interna na empresa que empreguem novas tecnologias e possibilidades, surpreendendo e chamando a atenção dos colaboradores, sensibilizam, aumentam o engajamento dos funcionários e melhoram o clima organizacional.
Em tempos em que a diversidade é tão valorizada nas empresas, é preciso buscar consultorias que tenham a expertise de reconhecer as especificidades de cada empresa, e desenhar ações de comunicação interna que deem conta de todo esse cenário.
Para comunicar, já não basta redigir um comunicado: com o auxílio de uma consultoria, é preciso primeiro escutar os funcionários, entender o que é preciso dizer a eles, e qual a melhor forma de fazê-lo.
Como uma consultoria de comunicação interna pode ajudar?
Depois de tudo o que foi relatado até aqui, é perceptível que a comunicação interna da empresa é de extrema importância e muitas vezes, é um trabalho complexo a ser desenvolvido no dia a dia sem nenhum auxílio externo. E é exatamente nisso que uma consultoria pode ajudar.
A lógica é relativamente simples, afinal, se existe uma empresa com foco e profissionais voltados para desenvolvimento da comunicação empresarial, por exemplo, é comum que ela tenha melhores ferramentas e experiência para atuar com a sua equipe.
Na prática, os resultados de contratar uma consultoria de comunicação interna podem incluir o reforço aos valores da empresa assim como à cultura organizacional, aumentar a confiança e a interação entre a marca e o colaborador, o que contribui para o aumento do engajamento dessas pessoas.
Além disso, o trabalho também pode ser voltado para aumentar o engajamento dos trabalhadores e assim levar aos benefícios explicados até aqui.
Ademais, é importante compreender que consultorias de comunicação interna, que se voltam para ajudar empresas a melhorar essa área, normalmente tendem a se atualizar com grande frequência, o que é essencial.
Afinal, é nítido, especialmente nos últimos anos, que o comportamento das pessoas tem mudado muito rápido e como empresas são formadas por pessoas, há, inevitavelmente, um reflexo de mudanças constantes e cada vez mais rápidas dentro das empresas no que se refere à preferências dos colaboradores, posicionamentos, exigências, percepções a respeito do ambiente de trabalho, dentre várias outras coisas.
Um exemplo que reforça isso, foi uma publicação da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), que produziu uma lista de tendências da comunicação interna na empresa para os dias atuais.
A principal novidade nesta área é que a comunicação interna na empresa se tornará cada vez mais multidirecional, permitindo que os colaboradores também produzam conteúdo.
Outro ponto importante que a lista aborda é a aprendizagem por meio da experiência, o que ilustramos em dois exemplos logo mais.
“Nosso objetivo como comunicadores vai muito além de apenas repassar mensagens. Nosso propósito é impactar de forma atrativa, é proporcionar experiências, é engajar e transformar a rotina dos colaboradores”, sinaliza a Aberje.
Para que as informações que as empresas desejam transmitir aos colaboradores sejam verdadeiramente compreendidas, absorvidas e assimiladas, é necessário proporcionar experiências.
A gamificação ─ do inglês game ─, ou seja, apoiar-se em jogos e dinâmicas entre os funcionários para proporcionar aprendizado e motivação, é uma estratégia cada vez mais usada quando o assunto é comunicação interna na empresa.
Assim, contar com uma consultoria de comunicação interna pode ser uma ferramenta fundamental para o sucesso desses projetos na organização.
Fale consoco e saiba porque contratar uma consultoria de comunicação interna.
Onde já aplicamos comunicação interna e quais foram nossos resultados?
Apesar de não sermos uma agência de comunicação interna, nós, da Santo Caos, entendemos a importância de uma comunicação interna na empresa feita de forma eficiente e, quando percebemos que há falhas nesta área em nossos clientes, prevemos em nossos projetos intervenções junto aos funcionários para estimular o senso de pertencimento, aumentar a produtividade e os resultados das organizações.
Conheça dois cases em que oferecemos apoio como consultoria de comunicação interna de organizações, estimulando o diálogo, a troca de experiência e a horizontalidade entre os colaboradores:
Case BASF
A BASF, uma indústria química multinacional, bastante tradicional, precisava fazer com que os funcionários espontaneamente acessassem uma plataforma interna de treinamentos on-line, para poderem se aperfeiçoar e aumentar sua produtividade.
Propusemos uma ação bastante inovadora, e os diretores compraram a ideia: para chamar a atenção, espalhamos cartazes pela empresa, como os lambe-lambes de videntes e cartomantes que encontramos pelas ruas, com dizeres do tipo “prevejo o seu futuro”, convidando os funcionários a se consultarem com atores, fantasiados de videntes.
Na consulta, os videntes orientavam os funcionários sobre os caminhos que eles pretendiam seguir na empresa, e como acessar a plataforma para fazer os treinamentos pertinentes para a necessidade de cada um.
Além de dar um toque bem-humorado ao clima organizacional, a ação chamou muita atenção, e atingiu o que o cliente desejava: os treinamentos se tornaram um assunto entre os funcionários e o número de acessos cresceu vertiginosamente.
Veja um vídeo da campanha:
[Santo Caos] Case Treinamento & Desenvolvimento – YouTube
Ação para incentivo de treinamento / BASF
Case AMAGGI
Compliance é um tema sempre difícil de ser abordado. Mais ainda quando o público-alvo são funcionários de lavoura.
Por isso, a Amaggi, companhia do setor agropecuário, nos procurou para que pudéssemos apoiá-los na comunicação interna na empresa e conscientização de seus funcionários das unidades da empresa mais afastadas dos grandes centros urbanos do país, localizadas em regiões longínquas do Norte e Centro-Oeste.
Era preciso transmitir aos funcionários das fazendas, como motoristas de trator e caminhão e lavradores, algumas regras da empresa sobre conduta moral, e explicar o conceito de compliance, que significa estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos.
A boa comunicação interna na empresa passa por entender e falar a língua das pessoas.
Por isso, para tornar esses termos mais acessíveis para esse público, optamos por traduzi-los em uma linguagem que fosse de fácil alcance para eles.
Resumimos essa ideia a “pode” e “não pode”. Junto com profissionais do RH da empresa, um ator fez nas unidades da companhia um espetáculo de stand-up comedy, ilustrando alguns exemplos corriqueiros do dia a dia dos colaboradores, de maneira leve e descontraída, mostrando como eles deveriam agir, de acordo com “pode” e “não pode”.
Temas delicados, tais como exploração sexual e atitudes machistas, presentes na realidade dos funcionários, foram abordados com o humor, e o resultado: uma comunicação interna na empresa realmente efetiva, funcionários mais conscientes e alinhados às premissas da companhia.
Stand-up para engajar – Campanha Amaggi – YouTube
Ação de compliance / Amaggi
Consutlria de comunicação interna ou agência: qual contratar para melhorar a comunicação?
Como podemos perceber, diferentes realidades pedem diferentes tipos de ações de comunicação interna na empresa e consultorias modernas podem ter a sensibilidade necessária para propor soluções criativas e eficazes, melhorando o clima organizacional, e criando identificação com o público interno das empresas.
Existem ótimas agências de comunicação interna no amplo mercado brasileiro, em diversos formatos, desde as grandes agências, mais tradicionais, até aquelas que apostam em outras propostas, especializadas em algum segmento.
O mundo corporativo, especialmente as áreas de recursos humanos e comunicação, foi muito influenciado por todas as inovações tecnológicas e comportamentais dos últimos anos, e estão se adaptando.
Por isso, novas formas de encarar a comunicação interna na empresa estão despontando, vindo de consultorias como a Santo Caos.
Em um momento em que novas demandas surgem tão rapidamente e há tantas novas opções para encarar os desafios da comunicação interna na empresa, é preciso redobrar a atenção para o que está acontecendo no mercado. Mais do que nunca, é hora de as empresas estarem abertas a ouvirem as diversas propostas disponíveis no mercado, conversarem com outros profissionais, e observarem o que eles têm colocado em prática em outras empresas, para saber o que pode funcionar na sua companhia.
Quer melhorar a comunicação interna na empresa? Entre em contato conosco. Essa é uma das nossas especialidades. Comunicação Interna para engajar.