Como melhorar a comunicação interna na empresa?

Hoje em dia, o assunto comunicação interna na empresa não fica só nas mãos das agências de comunicação: consultorias de diversos nichos estão mais próximas do RH e podem propor soluções inovadoras e assertivas para seu negócio.  Este é um dos trabalhos que realizamos na Santo Caos: propor  ações de comunicação interna criativas, que funcionem bem em sua organização.  Sendo assim, preparamos este artigo especialmente para detalhar esse tema e oferecer alternativas para otimizar seu trabalho. Para facilitar o entendimento, ele está dividido nos seguintes tópicos: O que é? Quem é responsável pela comunicação na empresa? Ferramentas de comunicação empresarial interna Benefícios eficientes Comunicação na empresa ou da empresa? Se é comunicação é de todo mundo, quem direciona e orienta? RH, Comunicação, Marketing… quem manda? Quais as ações de comunicação interna nas empresas são realmente efetivas para engajar? Como desenvolver? Como uma consultoria pode ajudar? Onde já aplicamos e quais foram nossos resultados? Agência de comunicação ou outro tipo de consultoria? O que é comunicação interna? Tão importante quanto a comunicação externa, a comunicação interna na empresa consiste em um conjunto de estratégias adotadas pelas organizações a fim de difundir seus valores entre a equipe e motivar os colaboradores. A comunicação interna ainda possibilita divulgar as ações da empresa com transparência e garantir o cumprimento de normas da companhia. Quem é responsável pela comunicação interna na empresa? Essa é a pergunta de 1 milhão de dólares, que ouvimos muitas vezes aqui na Santo Caos. E a resposta curta para essa pergunta é: todo mundo! Mas calma, vamos explicar com mais detalhes. Confira,na íntegra, no nosso artigo de hoje. Ferramentas de comunicação empresarial interna Compartilhar informações profissionais de maneira estratégica é de extrema importância para o desenvolvimento das empresas e determinadas ferramentas de comunicação empresarial interna contribuem para otimizar o diálogo em ambiente corporativo. Confira a seguir alguns recursos que você pode utilizar para qualificar a comunicação empresarial interna de seu negócio: Mural de recados; Intranet; Caixa de sugestões; Aplicativos mobile; E-mail; Redes sociais; Fóruns de discussão; Servidores compartilhados; Videoconferência. Benefícios da comunicação interna eficiente Uma comunicação interna na empresa realizada de maneira eficiente garante inúmeras vantagens para a organização e os colaboradores. Seus benefícios incluem: A promoção de temas relevantes, como sustentabilidade e inclusão social; O fortalecimento da cultura e dos valores da organização; Alinhamento do trabalho da equipe aos objetivos da empresa; Retenção de talentos; Engajamento do time; Aumento da produtividade e dos lucros. Comunicação interna na empresa ou da empresa? A primeira coisa que precisamos dizer sobre a comunicação interna na empresa é que ela não é propriedade da companhia. Isso porque, sendo uma necessidade humana, a comunicação acontece independente do ambiente, local ou diretriz.  E, como hoje o fluxo de informações funciona em rede, e não mais no antigo modelo emissor-receptor, todo mundo pode produzir conteúdo. A questão central é se esse conteúdo produzido pelas pessoas está de acordo com o que a organização deseja e espera. Portanto, a primeira lição a ser aprendida é o desapego. Cada vez mais, as pessoas formalmente responsáveis pela comunicação na empresa precisarão entender que seu papel é mais de mediar e empoderar essas redes, do que de tentar controlá-las – esforço que tende a ser em vão. Se é comunicação interna é de todo mundo, quem direciona e orienta? Agora chegamos a outro ponto central nesta discussão. Dependendo da organização e de sua estrutura interna, a responsabilidade formal por comunicar pode estar em várias áreas ou funções. Da tradicional comunicação interna feita pelo RH, passando pelos departamentos estruturados de comunicação corporativa, e chegando aos squads multidisciplinares de comunicação com empregados. Existe um modelo único de comunicação interna na empresa? Não! O mais importante é que funcione bem. E, para saber se funciona, precisamos mensurar.  Nessa hora, uma pesquisa de engajamento com comunicação interna pode ajudar muito a descobrir: quais os canais mais utilizados, e os que funcionam melhor; que tipo de tons e mensagens podemos disseminar a partir de cada um deles; e também como funciona a rede interna de influenciadores da comunicação.  Você pode até achar que não, mas essa rede existe e funciona, então, por que não utilizá-la a nosso favor? Um exemplo que sempre gostamos de contar sobre isso é o caso real de uma empresa de transportes que visitamos há alguns anos.  A comunicação interna não era muito estruturada, o que levou um motorista a criar – por iniciativa própria – uma rádio amadora, por onde disseminava mensagens para os demais caminhoneiros que estavam na estrada.  Para a sorte dessa empresa, o “embaixador informal” utilizava esse poderoso canal para trazer mensagens construtivas, incentivando os outros motoristas a descansarem bem, não usarem álcool e drogas antes de dirigir, e seguir todas as diretrizes de segurança da organização.  Já pensou se esse caminhoneiro resolvesse falar mal da empresa, ou espalhar informações nocivas? Como falamos, a comunicação acontece independente da empresa querer ou não. Então, por que não aproveitar talentos internos como o desse motorista, empoderando-os e auxiliando na criação de conteúdo orientado pelos objetivos da empresa? RH, comunicação, marketing… qual área é responsável pela comunicação interna? Chegamos agora a um tópico polêmico. Mas estamos aqui para desafiar o caos, não é mesmo? Então, vamos lá. Em algumas organizações, a função de lidar com a comunicação interna na empresa está dentro das atribuições das áreas de Recursos Humanos. Isso faz sentido, já que historicamente essa área sempre cuidou de todos os assuntos relacionados aos empregados, e conhece a fundo as necessidades deles. Porém, vale refletir: Será que essa função conta com alguém especializado em Comunicação? Existe uma estrutura capaz de absorver as demandas? A comunicação interna na empresa  feita pelo RH está em linha com a estratégia da empresa? Esses três pontos às vezes ficam em segundo plano quando a comunicação interna na empresa, com empregados, fica sob responsabilidade do RH. Sendo eles observados com cuidado, não existe problema algum dessa área cuidar da comunicação. Já quando temos uma área estruturada de Comunicação Interna, em alguns casos junto … Continue lendo Como melhorar a comunicação interna na empresa?