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Cultura organizacional e liderança

Liderança é um assunto que nunca sai “de moda”. Por que será? Por que sempre estamos conversando a respeito dessa temática?

Quantos líderes você conhece? Você acha que estão aumentando com o passar do tempo ou entrando em extinção? Sabem diferenciar um líder de um chefe?

Os termos Liderança e Cultura Organizacional são muito importantes e merecem uma atenção especial. E é sobre isso que falaremos abaixo.

Muitas perguntas…, mas e as respostas?

Bem, eu diria que esse assunto não saiu de moda por ainda ser um tema muito importante na nossa sociedade atual. Da mesma forma que parece ser um assunto óbvio, por ser do conhecimento das pessoas da atualidade, ao mesmo tempo parece se perder no contexto e não ser de fato colocado em prática (claro, há as exceções, para a nossa alegria rs).

Abaixo irei abordar aspectos da Cultura Organizacional e sua importância. E como um líder pode contribuir com um bom ambiente de trabalho e alavancar seu time. Da mesma forma como pode ajudar a tornar o seu local de trabalho um lugar ruim, com baixa produtividade e alta rotatividade. 

Vou adiantando uma coisa, nossas ações são responsáveis pelo que acontece ao nosso redor, não só na vida pessoal com nossos familiares e amigos, não só no que envolve nosso lazer, mas também no nosso ambiente de trabalho. E já que passamos a maior parte do tempo nele, cercados dos nossos colegas de trabalho, nada como darmos mais atenção à essas relações. 

Todos precisamos de ajuda, assim como de ferramentas para desempenhar nossas atividades. Aí que entra o papel do Líder na Cultura Organizacional. 

Cultura, comportamento organizacional e liderança

O papel do líder nas empresas vai muito além de delegar tarefas e cobrar os resultados. Como foi dito anteriormente, deve instruir a equipe sobre o que é esperado, dar ferramentas para o desenvolvimento das atividades, dar abertura para sugestões de melhorias, fornece oportunidades para o desenvolvimento dos liderados, melhorar a capacidade de comunicação da equipe etc. O líder influencia diretamente no engajamento dos funcionários, no ambiente de trabalho e isso vai refletir nos resultados obtidos, podendo ser de forma positiva ou negativa.

Uma liderança positiva é aquela onde o líder dá abertura para os seus liderados opinarem e discutirem suas ideias, abertamente, sem julgamentos ou barreiras, apenas se atentando à ideia e ao benefício que pode gerar para o trabalho. Muitos são os benefícios de uma boa liderança: motivação e aumento da produtividade; aproximação da equipe ao ponto de descobrir o potencial de cada um e poder estimulá-los; clima de trabalho mais harmonioso colaborando na retenção dos talentos e podendo contribuir para a diminuição do turnover.

Muitos são os benefícios de uma liderança consciente, mas e as desvantagens em uma cultura de chefe? É exatamente o inverso do comentado no parágrafo anterior: clima de trabalho ruim, onde as pessoas ficam sobrecarregadas e não conseguem se expressar; processos mais arcaicos, pois onde não há troca, não há abertura para inovar e otimizar os recursos; 

Em um ambiente estressante e desmotivador as pessoas produzem menos, com menos qualidade, não indicam os serviços/ produtos de sua companhia para os conhecidos; não veste a camisa da sua empresa; e consequentemente, gera uma alta taxa de turnover, pois mais cedo ou mais tarde as pessoas irão atrás de outras oportunidades no mercado. A geração de hoje em dia (conhecidos como geração Z), é um exemplo disso. Essa é uma geração que cresceu na Era Digital. São caracterizados como pessoas inovadoras, multitarefas e independentes. São pessoas que não almejam passar a vida toda em uma mesma empresa (como as pessoas de gerações passadas), não aceitam mais uma liderança vertical (onde manda quem pode e obedece quem tem juízo), pelo contrário, querem inovar nas suas atividades, querem participar das decisões, opinarem, querem crescer profissionalmente.

Para eles não seria difícil procurar uma nova oportunidade de trabalho, caso a empresa que esteja não lhe dê espaço para sua evolução. Por isso é muito importante a Cultura de uma empresa acompanhar as novas gerações e treinarem seus líderes para lidar com todos os perfis e tirar o melhor de cada um. 

Mas, que o líder influencia no resultado e inspira pessoas, você já sabe. Uma coisa que pouca gente fala é sobre a importância do líder como guardião da cultura organizacional. Não entendeu? Como somos uma consultoria de cultura organizacional, nosso propósito é este mesmo, te ajudar a compreender a relevância desse tema e te ajudar a chegar lá.

Para uma cultura de sucesso, o que é preciso fazer?

É necessário justamente alinhar a liderança com a cultura do negócio, pois ela quem vai inspirar as pessoas e inspirar o comportamento delas.

Há muitos tipos de líderes, por isso também há muitos tipos de cultura. Quando a cultura é bem definida, é o líder quem vai disseminar os valores, princípios e ações dessa cultura e implantar para os colaboradores da empresa. Ele que deve fazer o acompanhamento e se inteirar de tudo que acontece para garantir que essa cultura não seja comprometida. O estilo de cada cultura organizacional é determinado pelo estilo da liderança. Se a empresa não se preocupa com o estilo de liderar de seus gestores, provavelmente teremos várias culturas dentro da mesma empresa.  

Quando a gestão está alinhada sobre como quer que seja a cultura da sua empresa, sua missão, visão e valores, suas equipes tendem a ter mais harmonia. Fica mais fácil identificar a cultura e criar uma união entre os colaboradores. Todos “falam a mesma língua”. Isto cria um terreno para que a instituição tenha desempenhos melhores. Desta forma, as pessoas se sentem mais conectadas à sua empresa, mais motivadas, mais engajadas e, automaticamente, vai gerar resultados melhores. 

Enquanto na cultura desalinhada, que cada um faz do seu jeito, tende a ter processos mais desgastantes, falhas na comunicação, caminhos mais longos para se atingir os resultados e uma equipe que “não veste a camisa”, que apenas cumpre as tarefas é muito maior. Isso não é bom para os negócios, pois não aumenta a produtividade e ainda pode gerar mais afastamento dos funcionários de suas funções.

Há muitas possibilidades de empresas de sucesso e cada uma tem a sua cultura. Mas é improvável uma empresa que tenha um sucesso sustentável que não tenha uma boa gestão da sua cultura e um ótimo alinhamento sobre o estilo da liderança.

Aplicando na prática

Você sabia que há vários estilos em uma Cultura Organizacional? Não há melhor ou pior estilo, apenas aquele que se adequa mais ao perfil da empresa e dos seus funcionários. Quando você mapeia esses estilos, consegue identificar quais sãos os seus pontos fortes e os que precisam de mais atenção. Com isso, a instituição consegue tanto compreender como é seu público interno quanto traçar um plano, caso queira mudar seu perfil. Por exemplo, eu quero ter um perfil mais inovador, tanto para meus funcionários como para o mercado, tanto nas minhas ações internas quanto nos meus produtos. Quero ser reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar e quero aumentar minhas vendas/ meu lucro. Esse é um exemplo de como essa percepção da cultura é importante.

Como colocar isso em prática? Como alinhar a cultura de liderança com a cultura organizacional para inspirar as pessoas e inspirar o comportamento delas?

Fale conosco e descubra como fazer esse alinhamento e alavancar a cultura de sua empresa.

“Capacite bem os seus colaboradores para que eles possam partir. Trate-os bem para que eles prefiram ficar”. Richard Branson.

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