Home » O que é empowerment no departamento pessoal

oito mão segurando peças de quebra-cabeça-Empowerment

O que é empowerment no departamento pessoal

Empowerment consiste em uma prática que incentiva a autonomia e a participação dos colaboradores de uma empresa, por meio do compartilhamento de responsabilidade e de poder.

Lendo esse artigo, você entenderá esse conceito, sua importância e benefícios. Acompanhe nosso texto até o fim. 

Se você está à frente de uma empresa e considera importante compartilhar o poder e as responsabilidades com outras pessoas, pode não saber, mas é favorável a um conceito denominado empowerment.

Baseado em poder, desenvolvimento, liderança e motivação, esse termo se refere a uma cultura que pode trazer muitas vantagens para os profissionais e as organizações. 

Neste texto, explicamos tudo sobre o assunto. Para facilitar sua leitura, dividimos nosso conteúdo nos itens:

  1. Empowerment: o que é?
  2. 4 pilares do empowerment
  3. Benefícios ao aplicar esse conceito
  4. Empowerment: desvantagens
  5. Sobre a Santo Caos

Acompanhe!

Empowerment: o que é?

Empowerment é uma prática que incentiva a autonomia e a participação dos funcionários dentro de uma organização. 

Isso é possível quando existem líderes que confiam o suficiente em sua equipe e em seu próprio trabalho para delegar tarefas, descentralizando as decisões e a responsabilidade pela resolução de problemas.

A cultura do empowerment  pode favorecer tanto os funcionários quanto a própria organização. Isso porque profissionais com autonomia têm espaço para mostrar seus pontos fortes, e as empresas que descentralizam o poder alcançam um aumento na satisfação dos clientes. 

4 pilares do empowerment

O empowerment se baseia em quatro pilares. Confira a seguir suas características:

  • Poder: o empowerment está relacionado à distribuição de poder dentro de uma organização por meio da delegação de tarefas e da autonomia para executá-las.

Esse poder direcionado aos empregados possibilita manifestarem ou desenvolverem habilidades essenciais para quem assume uma liderança.

Esse poder direcionado aos empregados possibilita manifestarem ou desenvolverem habilidades essenciais para quem assume uma liderança.

  • Desenvolvimento: não basta compartilhar o poder com os funcionários. É preciso capacitá-los para tomar as decisões certas quando for necessário agir. Nesse sentido, é possível investir em treinamentos específicos.
  • Liderança: o empowerment  também se refere a compartilhar liderança e responsabilidades, inclusive na hora de estabelecer objetivos. 
  • Motivação: para se desenvolver, uma empresa precisa contar com um time motivado, e aplicar o empowerment é uma maneira eficaz de incentivar sua equipe. Porém, além de delegar tarefas e compartilhar a liderança e o poder, é necessário reconhecer seus esforços e celebrar sua performance. 

Benefícios ao aplicar esse conceito

Conforme mencionamos em um dos tópicos anteriores, o empowerment traz uma série de benefícios para as empresas e os profissionais. Veja a seguir algumas vantagens:

  • Autonomia para os empregados

Com uma cultura participativa, uma empresa consegue promover a autonomia entre seus colaboradores, que se tornam capazes de assumir mais responsabilidades.

  • Desenvolvimento de habilidades

Recebendo responsabilidades, preparo e autonomia para resolver problemas, por meio do empowerment, os profissionais têm mais chance de desenvolver novas habilidades e aprimorar as que já possuem. Muitos, inclusive, podem demonstrar aptidão para a liderança. 

  • Fortalecimento da autoconfiança

A responsabilidade, a autonomia e a confiança dos líderes frequentemente levam um profissional a fortalecer sua autoconfiança, o que também é um fator decisivo para o desenvolvimento de habilidades e a realização de um bom trabalho.

  • Clima organizacional favorável

O clima organizacional se refere à maneira como o profissional se sente em relação ao seu ambiente de trabalho e interfere diretamente nos resultados de uma organização. Em uma empresa onde se aplica o empowerment, os funcionários tendem a se sentir mais valorizados, contribuindo para melhorar o clima organizacional.

  • Evolução

Com o empowerment, o funcionário sente que otimizar as entregas da empresa está, também, em suas mãos. Assim, esforça-se para evoluir todos os dias.

  • Funcionários mais proativos

A proatividade também é algo que deve ser incentivado e o empowerment é uma das maneiras de se fazer isso. Com o compartilhamento de responsabilidades, os funcionários se sentirão mais motivados a buscar novas ideias, que contribuam com o sucesso da organização.

Empowerment: desvantagens

O empowerment gera muitos benefícios, mas, se não for aplicado da maneira adequada, também pode trazer uma série de desvantagens. 

A primeira delas diz respeito às empresas que optam por descentralizar as decisões sem preparar seus funcionários para essa responsabilidade. Esse tipo de iniciativa pode causar insegurança e angústia no profissional, que não foi treinado para lidar com os desafios.

Outro problema relacionado a uma maior carga de responsabilidade é que os funcionários tendem a ficar mais estressados. Daí a importância de investir em um bom clima organizacional, que garanta bem-estar para o time.

Por fim, algumas pessoas não sabem lidar com autonomia e podem abusar do poder recebido, o que irá exigir uma reação por parte da liderança.

Empowerment na prática (como funciona)

Em uma empresa onde não se valoriza o conceito de empowerment, os colaboradores não têm autonomia, portanto, executam seu trabalho a partir das ordens recebidas. 

Nesse contexto, os líderes são os responsáveis pelo sucesso e pelo fracasso das iniciativas. Apesar disso, quando algo dá errado, é comum que se procurem culpados.

Por outro lado, uma organização que investe em empowerment conta com funcionários capazes de tomar iniciativas e participar de decisões. Eles não se limitam a executar ordens, também são capazes de contribuir com o planejamento, buscando sempre as melhores soluções.

O empowerment é uma cultura que só é viável quando os líderes conseguem delegar responsabilidades aos seus subordinados, compartilhando o poder e a liderança. Porém, para delegar tarefas, não basta mostrar ao time o que deve ser feito.

É necessário que todos estejam alinhados, que exista suporte para os empregados tomarem suas decisões, estímulo e cobrança pelos melhores resultados.

Sobre a Santo Caos

Nós, da Santo Caos, somos a primeira consultoria de engajamento do Brasil. Desde 2013, trabalhamos com grandes empresas, como é o caso do McDonald’s, Natura, BASF, Via Varejo e Claro, ajudando a engajar pessoas e desenvolver uma relação de trabalho muito mais saudável e produtiva.

Nossos focos de atuação são Engajamento, Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Diversidade&Inclusão.

Saiba mais 

Lendo este artigo, você entendeu o conceito de empowerment, sua importância, vantagens, desvantagens e funcionamento. Quer saber mais sobre esse tema? Basta entrar em contato conosco.

Shopping Basket