Um dos maiores desafios das organizações é engajar colaboradores e transmitir a eles seus propósitos e metas.
Por isso, preparamos este conteúdo em que abordamos indícios de que seu time não compreendeu o objetivo do seu negócio e o que você pode fazer para mudar essa realidade.
Você sabe o que as empresas de sucesso têm em comum? De acordo com especialistas, elas firmam um planejamento estratégico a partir dos objetivos para se destacarem no mercado. Além, é claro, de demonstrarem uma visão audaciosa de longo prazo e poder de adaptação às mudanças.
Esses objetivos são os resultados buscados em um determinado prazo e, geralmente, podem ser encontrados na Missão, Visão e Valores.
São essas definições que formam os pilares que sustentam a organização, já que definem a cultura da empresa, como ela se vê hoje e onde ela quer chegar.
Preparamos este artigo especialmente para mostrar como engajar colaboradores e abordar indícios de que seus funcionários não conhecem os objetivos da sua empresa. Nosso texto está dividido nos seguintes tópicos:
- Principais sinais de que o time não sabe quais são os objetivos da empresa
- Engajamento e comprometimento dos colaboradores da empresa
- A idade dos colaboradores tem influência no engajamento na empresa?
- Ações Para Engajar Colaboradores
Boa leitura!
Principais sinais de que o time não sabe quais são os objetivos da empresa
Será que seu time sabe quais são os objetivos da empresa? Para não ficar com “a pulga atrás da orelha”, selecionamos os principais sinais indicadores. Confira a seguir:
Excesso de conflitos internos
Quando o time não conhece os objetivos da empresa, cada um vai para um lado. E quando um vai para um lado, é comum surgirem percepções de que “só eu estou me esforçando”.
Nesse contexto, as cobranças aumentam e, naturalmente, surgem conflitos que não levam a lugar algum. Daí a importância de esclarecer o propósito da organização e engajar colaboradores.
Falta de engajamento
Como já vimos aqui no blog, o engajamento de um funcionário (ou a falta dele) causa grande impacto na produtividade e no crescimento da empresa.
O time que não sabe os objetivos da organização muito provavelmente estará pouco engajado. Isso acontece porque os colaboradores não entendem o propósito de fazer o que estão fazendo e, assim, não cultivam dentro de si o sentimento de pertencimento e relevância daquele trabalho.
Falta de foco e dispersão
Como diz Lewis Carroll, autor do clássico Alice no País das Maravilhas: Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve
Um time sem foco de atuação fica à deriva, perdido, não consegue levar os projetos adiante ou até os finaliza, porém numa qualidade aquém do esperado.
Sem uma unidade de pensamento e ação, tudo permanece no limbo, prejudicando em efeito cascata o profissional, a equipe e a empresa.
Dificuldade nas tomadas de decisão
Sem um objetivo devidamente formalizado entre os colaboradores, fica difícil tomar iniciativas e decisões. Afinal, se você não sabe o que precisa ser feito e o porquê, não há como ter uma boa performance, tampouco ser cobrado por isso depois.
É claro que, dentro desse campo, há algumas variáveis que influenciam, tais como a própria personalidade do colaborador, seu nível de liderança e autonomia. Contudo, não há como negar que, com um propósito, é bem mais natural assumir o protagonismo das ações.
Insegurança
Um time que não sabe os objetivos da empresa fica “patinando”. Os funcionários tendem a se sentirem inseguros e baixam as expectativas com relação a construir uma história dentro da organização.
O profissional não vê perspectiva de crescimento e, na primeira oportunidade, ele pode sair da companhia, trazendo uma série de complicações, como o enfraquecimento da marca empregadora e o aumento do turnover.
Inclusive, temos uma planilha para fazer o cálculo de turnover de forma mais simplificada?
Download da Planilha de Cálculo de Absenteísmo e TurnoverDe todos os indicadores apontados neste texto, vamos nos aprofundar no engajamento, que interfere diretamente nos resultados de uma organização. Veja, no próximo tópico, como o engajamento afeta o comprometimento de sua equipe.
Engajamento e comprometimento dos colaboradores da empresa
A falta de engajamento da equipe é um dos principais problemas que surgem em uma organização quando os funcionários não compreendem seus objetivos.
Sendo assim, entendemos que vale a pena abordar esse assunto com mais profundidade neste tópico para que você entenda a importância de engajar colaboradores. Confira a seguir suas principais consequências:
Falta de comprometimento
Se você não conseguir engajar colaboradores, certamente não terá funcionários comprometidos com metas e resultados, o que irá impactar na produtividade de todos e no sucesso da empresa.
Alta rotatividade
Quando os funcionários não estão engajados, as chances de seu negócio sofrer uma alta rotatividade é grande, e isso é prejudicial por vários aspectos.
Em primeiro lugar, você estará sempre perdendo tempo para recrutar e treinar novos empregados. Além disso, terá grande dificuldade em promover a cultura organizacional. Sem falar, é claro, nos custos de recrutamento, seleção e treinamentos que são ocasionados pelo turnover.
Você irá ter altos custos com desligamentos
Desligamentos custam caro para uma organização e o pior de tudo é que o funcionário desmotivado pode esperar para ser demitido, tornando esses gastos ainda maiores.
Só esse fato já torna muito vantajoso encontrar maneiras de engajar colaboradores, a fim de reter os melhores talentos e evitar perder dinheiro em demissões.
Os empregados não se entrosam
Empregados desmotivados também não se preocupam em se entrosar com os companheiros de trabalho para garantir bons resultados.
Além disso, sem engajamento, haverá pouca dedicação por parte do funcionário, sobrecarregando o restante da equipe e criando um clima de descontentamento na empresa.
Funcionários desmotivados não são criativos
Você precisa engajar colaboradores se quiser que os seus funcionários usem a criatividade para encontrar as melhores soluções. Um empregado desmotivado não se preocupa em ter boas ideias para solucionar os problemas da empresa onde atua. Provavelmente, irá realizar o básico de sua função, ou nem isso, impactando também em prazos e qualidade.
Um time sem engajamento prejudica a relação da empresa com o cliente
É isso mesmo. Se o seu funcionário desmotivado é responsável pelo atendimento ao público, temos uma péssima notícia.
Seus clientes, provavelmente, sentirão que há algo errado com o seu negócio, até porque o padrão de qualidade do atendimento vai despencar. Com isso, as chances de perder esses consumidores para a concorrência é grande.
Acidentes e desperdício
Se você não souber engajar seu time, é muito possível que os procedimentos de segurança e qualidade não sejam atendidos. Afinal, funcionários sem engajamento não se preocupam o tempo todo em acertar, e podem, inclusive, provocar acidentes de trabalho.
Faltas constantes
Não há nada que impeça um profissional desmotivado de dar um jeito de conseguir um atestado para justificar suas faltas. Isso, com certeza, prejudica a performance de uma empresa.
E mais: a empresa tem o direito de contestar o atestado por meio de uma perícia, mas, acredite: isso vai custar bem mais caro do que engajar colaboradores.
Dificuldade para atrair talentos
Funcionários descontentes e sem engajamento podem ainda falar mal de sua empresa de modo que você tenha dificuldade em atrair talentos. Afinal, ninguém deseja fazer parte de uma organização que não investe nos seus colaboradores.
O descontentamento pode afetar toda a equipe
Um funcionário descontente pode gerar o mesmo sentimento nos outros colaboradores. Por isso, é importante saber conduzir esse problema.
Se houver desligamento, recomendamos que, em seguida, você tranquilize o time, procure ouvir a todos e reveja o que causou essa falta de engajamento.
A idade dos colaboradores tem influência no engajamento na empresa?
A idade é um fator muito relevante na hora de engajar colaboradores. Isso porque gerações como os chamados millennials (ou geração Y), e a geração Z, apresentam necessidades próprias, diferentes das demandas das faixas etárias anteriores, o que pode mudar os padrões de comportamento dentro de uma empresa.
Esse perfil de colaborador é muito mais conectado à tecnologia, é considerado mais independente e valoriza a possibilidade de se expressar e manter um equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho. Em contrapartida, estamos falando de pessoas que podem também ser imediatistas e se tornar facilmente desmotivadas.
Por isso, se você tem funcionários jovens e deseja mantê-los engajados, deve garantir alguns atrativos, como:
- Flexibilidade: a possibilidade de trabalhar em seu próprio horário e local é um dos aspectos muito valorizados pela maioria desses profissionais;
- Desenvolvimento profissional: palestras, cursos e tudo aquilo que gera possibilidade de crescimento também é visto com bons olhos por esse público;
- Feedbacks: receber feedbacks construtivos e positivos é outro fator bastante relevante para as gerações mais novas, que valorizam ainda uma relação transparente com as empresas contratantes;
- Propósito: os millennials gostam de trabalhar em empresas que contribuem com a sociedade de alguma forma, tornando-se motivo de orgulho para os funcionários e reforçando seu senso de pertencimento.
Ações para engajar colaboradores
Não existem fórmulas prontas ideais para engajar colaboradores, afinal, cada empresa tem uma cultura, vive um momento específico e conta com um perfil de funcionários. Temos um guia completo que aborda melhor este assunto.
Por isso, não recomendamos que você se contente em copiar iniciativas bem-sucedidas de outras organizações.
A melhor maneira de pensar em ações para engajar colaboradores é planejá-las a partir dos resultados de uma pesquisa de engajamento.
Essa importante ferramenta é muito eficiente e permite que você identifique problemas a serem solucionados para ter funcionários mais satisfeitos e produtivos.
Algumas empresas, como é o caso da Santo Caos, são especialistas nesse assunto. Por isso, se você quer saber como engajar colaboradores, entre em contato!