A escuta ativa está diretamente relacionada a uma comunicação eficaz na vida pessoal e no ambiente profissional. Desenvolver essa habilidade traz uma série de benefícios, entre eles: melhorar o relacionamento interpessoal, reduzir conflitos e otimizar o trabalho em equipe.
Porém, receber as mensagens de maneira efetiva requer esforço, prática e principalmente técnica. Por isso, neste artigo, mostramos o que é escuta ativa, quais são seus benefícios e como desenvolvê-la. Confira nosso texto!
Desenvolver a escuta ativa traz muitas vantagens, seja na vida pessoal ou no contexto corporativo. Isso porque essa habilidade permite estabelecer uma comunicação efetiva com as pessoas com as quais convivemos, na medida em que possibilita absorver e interpretar tudo aquilo que ouvimos.
Pode não parecer, mas nem sempre é fácil assimilar as informações recebidas, afinal muitas vezes estamos dispersos durante os diálogos ou recebemos um excesso de informações que dificulta o entendimento.
Sendo assim, torna-se necessário buscar uma técnica eficaz, a escuta ativa, para otimizar a interlocução. Neste conteúdo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Nosso texto contém os seguintes assuntos:
- O que é escuta ativa?
- Quais são seus benefícios
- Dicas para desenvolver essa habilidade
Acompanhe nosso artigo até o final!
O que é escuta ativa?
Compreender a mensagem que nosso interlocutor deseja transmitir requer interesse, prática e, acima de tudo, técnica. Essa técnica, chamada de escuta ativa, é o que permite absorver o conteúdo apresentado e estabelecer uma comunicação eficaz.
Além de entender o que está sendo dito, a escuta ativa possibilita interpretar dados não verbais, na medida em que damos a atenção necessária ao diálogo.
Porém, vale ressaltar que, na escuta ativa, não recebemos as informações de modo passivo. Diferente disso, devemos manter o foco no que o outro lado tem a dizer, criando um vínculo com a pessoa com a qual conversamos.
No ambiente de trabalho, existem diversos contextos em que a escuta ativa se faz necessária. É o caso de reuniões, instruções e feedbacks.
Quais são seus benefícios
Desenvolver a escuta ativa traz uma série de benefícios, conforme mencionamos na introdução deste artigo. Agora, vamos mostrar como você pode se beneficiar dessa técnica. Confira:
- Melhora todos os seus relacionamentos: se você aplicar esse conceito em sua vida, vai compreender melhor o que as pessoas têm a te dizer e isso irá favorecer seus relacionamentos tanto em casa quanto no trabalho;
- Otimiza o trabalho em equipe: uma comunicação efetiva e transparente é de extrema importância para o trabalho em equipe. E a escuta ativa melhora e eficácia da comunicação no ambiente corporativo;
- Proporciona mais segurança: a possibilidade de resolver incidentes e conflitos por meio do diálogo torna as pessoas mais seguras. Essa é mais uma razão para desenvolver essa habilidade;
- Permite aproveitar melhor o tempo: com a escuta ativa, o entendimento das mensagens tende a ser imediato. Ou seja, essa habilidade permite otimizar o tempo e sabemos que no ambiente profissional economizar tempo está relacionado à produtividade;
- Possibilita exercitar a empatia: desenvolver a escuta ativa permite entender não apenas o que as pessoas dizem, mas como se sentem. E entender como nosso interlocutor se sente é algo que possibilita desenvolver a empatia.
- Reduz conflitos: buscar soluções para as diferenças por meio do diálogo contribui para reduzir conflitos em todos os cenários. E um diálogo eficiente e produtivo é possível de ser estabelecido por meio da escuta ativa.
Dicas para desenvolver essa habilidade
Desenvolver a escuta ativa é um processo que requer foco e esforço. Portanto, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a alcançar esse objetivo. Acompanhe:
- Procure se concentrar no diálogo
Na hora que for conversar com alguém, evite distrações que possam tirar seu foco. Para isso, você deve afastar o celular, que rouba sua atenção por meio de estímulos como as redes sociais e as ligações. Lembre-se ainda de fugir de conversas paralelas durante essa interlocução.
- Respeite o tempo do outro
Não interrompa seu interlocutor antes que ele termine seu raciocínio. Além de ser uma prática desrespeitosa, isso atrapalha a fluidez da comunicação.
- Leve em consideração a linguagem não verbal
Embora a linguagem oral seja o que de fato direciona a comunicação, a linguagem corporal também traz muitas informações sobre a mensagem transmitida. Sendo assim, preste atenção aos gestos do seu interlocutor, já que a maneira como ele se movimenta é um indicativo das suas emoções.
Além disso, seus gestos também indicam como se sente diante da mensagem recebida e podem transmitir confiança durante o diálogo. Por isso, fique atento à sua postura, tom de voz, gestos e expressões.
- Não se esqueça do contato visual
Transmitir confiança ao seu interlocutor e deixá-lo à vontade para se expressar é uma das funções da comunicação. Para isso, o contato visual é essencial.
- Demonstre interesse
Uma excelente maneira de demonstrar interesse no que o outro tem a dizer é fazer perguntas. Essa ação ainda ajuda a garantir que você realmente entendeu a mensagem.
- Lembre-se do conceito de empatia e tente aplicá-lo
A empatia refere-se à capacidade de se colocar no lugar do outro e isso é de suma importância durante um processo de comunicação.
Sendo assim, ao estabelecer um diálogo, tente compreender as motivações, valores e crenças do seu interlocutor. Isso, com certeza, irá facilitar muito o desenvolvimento da conversa.
- Não selecione o que deseja absorver
Durante seus diálogos, você receberá muitas mensagens e absorver apenas o que lhe interessa atrapalha a comunicação. Por isso, não selecione o que irá receber: procure ouvir e compreender tudo o que o outro precisa falar.
- Ofereça feedbacks
Depois que o seu interlocutor falar tudo o que tem a dizer, é sua vez de se manifestar, oferecendo um feedback sobre o assunto. Esse é o momento de você se posicionar, apresentando seu ponto de vista, que pode ser acompanhado de elogios e críticas construtivas.
Essa etapa da comunicação é fundamental, especialmente dentro do contexto corporativo, nas relações entre os gestores e suas equipes e a empresa com clientes e fornecedores.
Neste artigo, nós te explicamos o que é a escuta ativa, quais seus benefícios e como desenvolver essa habilidade. Quer saber mais? Entre em contato conosco.