Melhorar a gestão de pessoas na administração pública pode impactar toda a sociedade.
Quantas vezes não ouvimos falar mal — ou até mesmo nós reclamamos — da experiência com serviços públicos? É comum vermos comentários sobre demora no atendimento, burocracia nos processos, falta de empatia dos funcionários, ineficiência na resolução de problemas, entre outros.
Embora o setor público tenha dezenas de desafios para solucionar essas adversidades, boa parte passa justamente pelas pessoas que trabalham no local, os funcionários públicos.
Nesse artigo, explicaremos mais sobre a importância da gestão de pessoas nos setores públicos, os desafios e algumas dicas efetivas para melhorar! Continue a leitura…
Qual é a importância da gestão de pessoas na administração pública?
A gestão de pessoas na administração pública deveria ser uma prioridade dentro de qualquer órgão, afinal, o desempenho dos colaboradores afeta diretamente na qualidade dos serviços e, consequentemente, no atendimento da população.
Economia de recursos
Segundo dados do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), os gastos públicos ineficientes no Brasil chegam a 3,9% do PIB.
Dentre os diversos fatores para esse cenário, existem problemas na gestão de pessoas na administração pública, afinal, os funcionários são os responsáveis pela utilização do dinheiro.
Quanto mais ineficiente for o serviço e mais desengajados estiverem os profissionais, maiores serão os gastos do Estado.
Qualidade nos serviços
Conforme a pesquisa da CNI, 75% da população considera que os serviços públicos de saúde são ruins ou péssimos.
Além do setor de saúde, existem queixas relacionadas a problemas em diversos órgãos públicos, como transporte, segurança, lazer, entre outros.
Embora alguns problemas sejam devidos à falta de recursos, muitas reclamações são, sobretudo, em relação ao atendimento dos servidores públicos, incluindo atraso e falta de profissionalismo.
Satisfação dos servidores
Por outro lado, em 2017, o relatório da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão informou que 22,6% dos afastamentos no Governo do Distrito Federal foram causados por doenças como ansiedade, depressão, estresse grave, entre outras.
Ou seja, servidores e servidoras públicas também são afetadas pelo contexto em que estão inseridas. E gestão de pessoas na administração pública também é cuidar do bem-estar dos funcionários.
Mudança na sociedade
Colaboradores engajados com o seu trabalho trazem melhorias para milhares de cidadãos.
Imagine uma pessoa que atende o público na prefeitura. Se estiver desmotivada, pode trazer sérios problemas para a cidade e para as pessoas que nela vivem.
O funcionário precisa entender a importância do seu cargo para a sociedade. Assim, irá impactar positivamente na vida de muitas outras pessoas.
Desafio da gestão de pessoas na administração pública
A gestão de pessoas enfrenta grandes desafios na administração pública.
Em uma empresa, caso algum processo seja ineficiente ou burocrático para a equipe, basta eliminar ou mudar. Já no setor público, costuma ser necessária uma série de permissões ou documentações para conseguir mudar algo simples.
Outra diferença é que em muitos casos, os colaboradores não são escolhidos conforme a experiência, alinhamento com a cultura corporativa ou habilidades comportamentais, e sim por concurso público.
Desse modo, é preciso lidar com funcionários com intenções e princípios completamente diferentes dos esperados pelo órgão — e alinhar todas as pessoas em um propósito pode ser um problema para a gestão.
Assim, pode ser interessante contar com apoio externo para conseguir alcançar os objetivos da instituição.
Segundo algumas pesquisas, os servidores conseguem entender melhor o significado do seu trabalho do que boa parte dos funcionários das empresas privadas. Eles entendem que seu serviço impacta na sociedade — o que atrapalha mais são os entraves por causa da burocracia, equipamentos ultrapassados, gestão, entre outros pontos.
Para completar, principalmente durante a pandemia, os funcionários públicos da área médica ficaram bem em evidência, sendo também uma forma de motivação aos profissionais. Atualmente, o Brasil é uma referência mundial em relação ao assunto!
Como melhorar a gestão de pessoas na administração pública?
Mesmo com seus desafios, existem algumas práticas efetivas que você pode aplicar na gestão de pessoas do setor público. Confira algumas dicas a seguir:
Otimize processos
Hoje, o que é burocrático e desnecessário para a equipe e o fornecimento dos serviços? Pense em mudanças que poderiam melhorar a eficiência dos servidores e a produtividade do trabalho. Se possível, pense nessas melhorias em conjunto com os funcionários. Eles podem dar ótimas ideias do que poderia mudar.
Promova autonomia
É importante pensar em formas de oferecer mais liberdade nas decisões dos servidores. Contudo, para isso, é preciso confiar no trabalho deles primeiro.
Nesse caso, busque construir uma comunicação interna eficiente e uma boa relação com os colaboradores.
Dê feedbacks efetivos
Falando em comunicação, os feedbacks são essenciais para solucionar problemas e cultivar um relacionamento de confiança com os colaboradores.
É preciso saber dar o reconhecimento merecido quando o funcionário é exemplar e entender como corrigir se necessário.
Invista em treinamentos
Infelizmente, os órgãos públicos não costumam investir tanto em treinamentos quanto o setor privado, mas é essencial levar mais conhecimento e perspectivas de fora para os funcionários!
E, nesse caso, a Santo Caos pode te ajudar!
Conheça a Santo Caos
Com mais de 120 clientes e 600.000 pessoas impactadas em todo o Brasil, a Santo Caos já atendeu organizações dos mais variados setores, portes e culturas, incluindo o setor público.
Em nossa experiência, sabemos que pessoas engajadas são mais satisfeitas e produtivas e, consequentemente, trazem mais resultados para a instituição. No caso de uma organização pública, sabemos que o impacto pode ser gigante para toda a sociedade!
Quer saber mais sobre os nossos treinamentos? Entre em contato conosco!