Home » Como fazer uma boa gestão estratégica de pessoas

um homem e três mulheres sentados a mesa em reunião de gestão de pessoas

Como fazer uma boa gestão estratégica de pessoas

A gestão estratégica de pessoas está associada ao ciclo vivenciado pelos profissionais da empresa desde o seu recrutamento até as avaliações de desempenho ou até mesmo desligamento. Mas, para ser, de fato, estratégica deve estar associada à estratégia da empresa. 

Neste artigo, mostramos tudo sobre esse assunto, inclusive, dicas de como engajar colaboradores no contexto do home office. Confira:

A gestão estratégica de pessoas impacta diretamente no engajamento dos colaboradores e nos resultados de uma empresa. Porém, para ser efetiva, deve estar conectada às demais estratégias da organização. 

Neste texto, explicamos esse conceito, a importância do tema e oferecemos dicas para executar a gestão estratégica de pessoas de modo estratégico mesmo no atual contexto em que o trabalho remoto é a realidade de muitas pessoas. Para facilitar seu entendimento, dividimos nosso texto por tópicos:

  1. O que é gestão de pessoas?
  2. Como a gestão de pessoas pode ajudar no engajamento?
  3. Diversidade tem a ver com o que é gestão de pessoas?
  4. Como ter uma gestão de pessoas à distância?
  5. Considerações finais

Boa leitura!

 

O que é gestão estratégica de pessoas?

A gestão estratégica de pessoas relaciona-se a processos como recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração, clima e engajamento, avaliação de desempenho e feedback e até mesmo desligamentos. 

Conforme citamos na introdução deste artigo, ela pode ser considerada estratégica quando se associa à estratégia da empresa. 

Na prática, envolve acompanhar o ciclo dos colaboradores, identificar seus pontos fortes e pontos de melhoria, analisar como sua performance impacta nos resultados da organização e garantir a execução das metas por meio do engajamento da equipe

Como a gestão estratégica de pessoas pode ajudar no engajamento?

A gestão estratégica de pessoas apresenta diversos benefícios tanto para os colaboradores quanto para a organização. Uma de suas vantagens é contribuir para o engajamento e motivação do time, impactando em sua performance.

Isso ocorre porque uma gestão estratégica de pessoas possibilita reconhecer as habilidades de cada talento a fim de ajustar funções, conceder oportunidades de crescimento e investir em capacitações para o aperfeiçoamento dos profissionais, valorizando seus esforços. 

Além disso, permite compreender suas expectativas e o que cada funcionário precisa para atingir as metas da empresa.

Diversidade tem a ver com o que é gestão estratégica de pessoas?

Hoje em dia, muitas empresas contam com colaboradores de diferentes orientações sexuais e identidade de gênero. Sendo assim, a gestão estratégica de pessoas deve considerar a diversidade presente na empresa, analisando temas como:

  • Licença parental estendida;
  • Plano de saúde para casais homoafetivos;
  • Existência de  discriminação no ambiente profissional;
  • Se as equipes se comportam de maneira inclusiva

Lembre-se que uma das grandes responsabilidades do setor de recursos humanos é engajar os profissionais e aproveitar os talentos da melhor forma. Isso só é possível garantindo total respeito à diversidade no espaço corporativo.

Como ter uma gestão estratégica de pessoas à distância?

Organizações rígidas e hierárquicas, que nunca haviam pensado em utilizar o modelo de home-office, agora estão tendo que implantar essa transformação de maneira obrigatória – e acelerada. 

Nesse sentido, como fazer para manter as equipes engajadas, especialmente em empresas que não se prepararam para essa possibilidade anteriormente? Confira a seguir algumas dicas que separamos para você:

Reveja os seus canais de comunicação e aposte na transparência

Naturalmente, num momento de grandes mudanças, a comunicação é uma das principais aliadas. Em muitas empresas, o gestor imediato acaba sendo o principal canal de comunicação com o empregado; dessa forma, como proceder quando líder e liderado não estão mais no mesmo ambiente físico?

Uma sugestão é analisar os canais de comunicação, buscar novas plataformas para facilitar esse processo e capacitar as lideranças para se comunicarem. Essa competência passará a ser exigida dos gestores, num momento em que a gestão estratégica de pessoas remota é uma realidade. As pessoas com certeza confiarão mais em seus líderes se sentirem que eles se comunicam bem, com transparência e segurança.

Revisite e estabeleça rotinas, ritos e processos

Toda cultura organizacional possui seus ritos estabelecidos, e toda empresa tem rotinas e processos, mesmo que informais.

Agora é a hora de rever tudo isso, pensar no que faz sentido manter, implantar temporariamente ou até eliminar. Afinal, num cenário de mudança brusca, precisamos ao menos reagir de forma a minimizar os impactos no negócio.

Uma boa saída pode ser estabelecer ritos de troca, descontração e feedback mais recorrentes, mantendo o contato entre líder e liderados, estimulando a comunicação frequente, o trabalho em equipe, e facilitando uma boa gestão estratégica de pessoas.

Escute e acolha

A terceira dica parece simples, mas muitas empresas ainda não possuem esse hábito, que pode ser um poderoso aliado para uma gestão estratégica de pessoas:estabelecer canais de escuta que possibilitem o entendimento dos desafios dos colaboradores, e que promovam o intercâmbio de experiências entre eles.

Muitas soluções para problemas complexos acabam surgindo desse hábito de ouvir, e as pessoas sentirem que estão sendo acolhidas neste momento certamente contribuirá para o clima da equipe, o engajamento e até mesmo a saúde mental dos colaboradores nesse período de pandemia. 

Reconheça e motive seus talentos

Se num contexto normal já é difícil para uma pessoa ser produtiva durante 100% do tempo, imagine com tantas mudanças de rotina, incertezas e até mesmo o medo e insegurança que começam a aparecer.

 Nessa montanha-russa de emoções, o reconhecimento, que já é fundamental, passa a ser ainda mais importante. Reforce os méritos e conquistas da sua equipe, dê feedbacks construtivos e respeite os momentos de oscilação, que são naturais.

Considerações finais

Contar com uma equipe de RH preocupada com a gestão estratégica de pessoas é de extrema importância uma vez que permite otimizar tempo e recursos, potencializando os resultados das organizações.

Neste artigo, você recebeu dicas de como promover essa gestão estratégica de pessoas a fim de motivar seus funcionários para atingir as metas de sua empresa. Quer saber mais sobre esse tema? Entre em contato com a Santo Caos

 

Shopping Basket