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Indicadores de RH: o que são e como utilizá-los

Não adianta “empurrar com a barriga”. Para gerenciar, é preciso medir. E, para medir, é preciso saber entender o que os dados estão nos dizendo. É por isso que os indicadores de RH são tão fundamentais.

Qual a importância dos indicadores de RH

Os indicadores de RH simplificam a gestão dos colaboradores e o entendimento da evolução dos processos, permitindo que a área de Recursos Humanos e os gestores vejam não apenas o que estão fazendo em suas áreas, mas o que a companhia como um todo está fazendo. 

Saber trabalhar com os indicadores de RH garante eficiência e transparência, e mais: faz com que todos estejam trabalhando na mesma direção. Para saber “como estamos indo?” – em vez de procurar respostas em planilhas, dados soltos ou, pior ainda, se basear em “achismos” fadados a equívocos ­– que servem os indicadores de RH.

Exemplos de indicadores de desempenho RH

Neste tópico, apresentamos indicadores de desempenho RH  mais conhecidos, que se aplicam a grande parte das organizações. 

Eles podem ser uma excelente base para uma análise assertiva dos processos em uma empresa. Conheça esses tipos de indicadores de RH:

Absenteísmo

Do inglês to be absent, estar ausente, faltar. Esse indicador mede as ausências dos colaboradores, incluindo atrasos, saídas mais cedo e faltas. Isto é: quando os funcionários deveriam estar trabalhando e não estão. 

Se o índice de absenteísmo estiver alto, pode prejudicar o desempenho da companhia, e é preciso buscar entender a origem desse problema: A comunicação está ruim? Os processos estão mal estruturados? A remuneração está baixa? Falta infraestrutura? Experimente trabalhar nessas possíveis motivações para um alto absenteísmo e depois mensure novamente as ausências

Turnover

Literalmente, significa rotatividade. Em outras palavras, representa a taxa de substituição de funcionários dentro de um determinado período de tempo. Uma alta rotatividade custa caro para as empresas, diminui os resultados da companhia e pode acabar fortalecendo a concorrência, que pode estar absorvendo esses talentos que se foram. Para diminuir a incidência desse fenômeno e diminuir esse índice, é necessário entender qual a real motivação que tem levado os colaboradores a deixarem a empresa. Sem entender o que de fato aconteceu é impossível desenhar um plano de ação para evitar que isso se repita.

ROI em treinamentos 

ROI é mais uma sigla em inglês, que significa retorno sobre investimento. Esse indicador de RH mede o quanto o desenvolvimento dos talentos da empresa está gerando de retorno para a mesma, ou seja, se o que foi investido nos colaboradores “valeu a pena” e foi revertido em resultados palpáveis. O americano Donald Kirkpatrick, um dos autores mais importantes da área de Recursos Humanos do século XX, estabeleceu quatro níveis para calcular a eficácia desse retorno. São eles:

NÍVEL 1: quais as reações e o nível de satisfação de quem foi treinado;

NÍVEL 2: o que e o quanto foi aprendido;

NÍVEL 3: quais mudanças de comportamento e aperfeiçoamentos foram alcançados com o treinamento;

NÍVEL 4: quais foram os resultados atingidos, principalmente em termos de negócios.

Um ROI em treinamentos baixo significa que as estratégias de desenvolvimento de pessoas que estão sendo aplicadas precisam ser mais eficazes. É preciso entender melhor o que está acontecendo durante e após os treinamentos para traçar novas rotas.

Clima organizacional

Isso mesmo, é o clima da organização. Esse indicador de RH parece tão óbvio, mas muitas vezes acaba passando batido. Como ter uma boa performance se o clima na empresa não está bom? Há muitas maneiras de mensurá-lo, mas talvez a melhor forma seja realizando diagnóstico de engajamento com os colaboradores: colhendo dados que mostrem o grau de satisfação das equipes, a motivação dos funcionários, a eficiência das lideranças, você poderá ter uma dimensão mais precisa de como está o clima e, assim, pensar em ações para melhorar a situação. Não há como descobrir como está o clima sem tocar no assunto.

Novos indicadores de RH

Os indicadores de RH tradicionais seguem válidos, sendo muito importante conhecê-los e utilizá-los. No entanto, com o avanço da tecnologia e as mudanças constantes no mundo corporativo, a área de RH tem recebido mais demanda por dados.

Atualmente, as empresas têm ampliado esse leque e estão cada vez mais atentas a outros indicadores de RH. Um deles é o Indicador de Diversidade nas equipes.

Aliado a uma política e uma cultura organizacional inclusiva, o Indicador de Diversidade aponta se há entre os funcionários das empresas pessoas de diferentes gêneros, etnias e, universos sociais, culturais e econômicos; se existem colaboradores com deficiências físicas, intelectuais ou sensoriais etc. 

Além da pluralidade, esse indicador revela também se há comprometimento, respeito e plena integração nessa heterogeneidade dos talentos.

O principal fator para o crescimento da importância desse indicador para as organizações é que elas vêm percebendo o quanto a diversidade pode enriquecer os projetos e melhorar os seus resultados.

Conheça dois indicadores de RH que vem sendo cada dia mais trabalhados dentro das organizações:

Indicador de engajamento

O indicador de engajamento é como uma evolução do indicador de clima organizacional. Ele tem uma proposta mais profunda e detalhada, analisando cinco aspectos principais: a conscientização, o compromisso, o pertencimento, o orgulho e o compartilhamento entre os colaboradores.

Ele pode ser levantado a partir de um diagnóstico de engajamento, que avalia e revela todos os fatores, diretos e indiretos, implicados nas relações interpessoais que ocorrem em uma organização. Assim, ele oferece dados importantes para pensar em estratégias de como fortalecer o vínculo dos funcionários com a marca, como melhorar a rotina de trabalho, entre outros fatores, contribuindo para o aumento da produtividade e a otimização de resultados. Em síntese, esse indicador de RH propicia ao departamento de Recursos Humanos e aos gestores das companhias um entendimento além dos números, fazendo com que eles conheçam profundamente seus colaboradores, direcionando de maneira mais assertiva os planos estratégicos da empresa.

Indicador de diversidade

O ser humano é diverso por natureza, e nas organizações não é diferente. Hoje, mais do que nunca, é ponto pacífico que uma empresa com colaboradores das mais diversas origens e identidades só sai ganhando, tanto em termos de resultados como para as relações entre os próprios funcionários. 

Empregar pessoas de diferentes classes sociais, raças, etnias, orientações sexuais e identidades de gênero melhora o clima organizacional e proporciona soluções criativas para a organização. Segundo pesquisa da McKinsey & Company, empresas com diversidade étnica e racial têm 35% mais chance de apresentar rendimentos acima da média no setor.

 Em números, nos Estados Unidos, isso significa que a cada 10% de aumento na diversidade racial ou étnica na equipe, os lucros aumentaram em 0,8%. Para mensurar esse indicador de RH é preciso tocar no assunto com os colaboradores, fazê-los sentir-se à vontade e conhecê-los melhor. 

Com pesquisas, bate-papos e dinâmicas você pode entender melhor como é composto seu quadro de funcionários e como fazer para diversificá-lo ainda mais. Um colaborador que se sente acolhido e respeitado trabalha mais satisfeito, se engaja mais com a empresa e traz melhores resultados.

O clima organizacional é o indicador de RH mais importante para uma organização?

Como citamos no início deste texto, o clima organizacional é um dos indicadores de RH mais utilizados nas empresas e, por muitas delas, também é considerado o mais importante. Isto porque ele está diretamente relacionado à produtividade das companhias — afinal, um clima organizacional ruim interfere na satisfação dos colaboradores com a marca e no engajamento deles na realização de suas atividades.

Além disso, esse indicador exerce forte influência sobre outros indicadores de RH, como o turnover e o absenteísmo, por exemplo. Geralmente, se o engajamento não vai bem, os índices de rotatividade e ausência dos funcionários aumentam.

Principais erros no indicadores de RH

1- Os indicadores de RH possuem três objetivos principais:  conhecer a situação atual da empresa, ajudar na definição de um objetivo futuro e, ainda,  auxiliar na avaliação dos resultados no momento futuro, focando no objetivo que a sua empresa pretende alcançar.

2- Indicadores de RH podem, e devem, ser adaptados de acordo com os resultados que você pretende observar, mas os mais comuns são: absenteísmo, turnover, ROI em treinamentos e clima organizacional. Mas, lembre-se: você também pode incluir nesta lista uma série de novos indicadores de RH para avaliar o seu negócio.

3- Com essa lista de indicadores de RH em mãos, é chegado o momento de acompanhá-los e monitorá-los. Por isso, buscando investigar mais sobre esse tema, listamos abaixo os principais erros no controle de indicadores de RH. Confira:

Não definir bem os indicadores de RH 

Um indicador de RH pode revelar uma série de dados referentes à satisfação dos funcionários, rotatividade na empresa, entre outros itens. Mas, para que isso seja bem interpretado e utilizado, é preciso saber qual o foco daquela análise ou pesquisa dentro de seu próprio negócio. É importante saber definir e entender qual a direção dos indicadores de RH, para que eles realmente possam trazer bons resultados a curto, médio e longo prazo.

Monitoramento lento e não contínuo

Após definir qual o melhor direcionamento dos seus indicadores de RH, é importante ter em mente que eles precisam ser analisados continuamente, de maneira bem analítica e, ao mesmo tempo, de forma rápida, para que os resultados atuais sejam mostrados praticamente em tempo real. Assim, caso alguma ação precise ser tomada, ela não será tardia.

A boa notícia é que atualmente existem inúmeras tecnologias e ferramentas que vêm tornando esse monitoramento cada dia mais preciso e ágil.

Não conseguir monitorar todos os perfis de público

Em empresas de grande porte, é bastante comum que os indicadores de RH tenham foco em somente uma parcela dos colaboradores. E isso não é nem de longe o que se espera para obter bons resultados. Quando se analisa qualquer dado proveniente de seus funcionários, é de extrema importância que esta amostragem represente todos os públicos da organização, para que, assim, se entenda melhor o que está acontecendo dentro da empresa, e uma solução efetiva possa ser encontrada.

Utilizar somente planilhas de Excel

A utilização isolada de planilhas de Excel para mensurar os dados obtidos por meio dos indicadores de RH pode resultar na obtenção de análises pouco profundas, que impedem a empresa de alcançar a eficácia necessária. Ao examinar estas informações, use a tecnologia a seu favor. Existem hoje excelentes programas que compilam e cruzam dados, ajudando a compreender com agilidade e maior precisão o que está acontecendo/aconteceu dentro da empresa. Isso certamente contribuirá para o desenvolvimento de ações mais assertivas.

Falta de interatividade

O resultado dos indicadores de RH de sua empresa é apresentado aos funcionários? Se sim, há espaço para eles refletirem e opinarem sobre esses dados e, até mesmo, proporem soluções para eventuais problemas? Um obstáculo dentro de uma organização pode ter uma série de razões diferentes que, às vezes, não ficam evidentes somente pelos números. Por isso, criar ações que permitam que funcionários interajam com os resultados dos indicadores de RH pode ser uma excelente medida para controlar e melhorar estes indicadores.

Precisa de mais informações sobre indicadores de RH? Entre em contato com a Santo Caos para compreender o assunto.

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