Metodologia de clima e cultura organizacional
Mitos da cultura organizacional, quando pensamos em cultura organizacional, muitas coisas vem na nossa cabeça, como, por exemplo, que não é algo tão importante, ou que seja algo fácil de se implantar ou modificar em uma empresa… mas será que esses pensamentos estão corretos? É justamente sobre isso que quero falar para vocês nesse texto que envolve os mitos da cultura organizacional.
- Meu RH dá conta de fazer uma transformação cultural na empresa, não precisamos de consultoria para isso.
Acho essa frase um clássico, eu mesma já ouvi falarem isso, então resolvi começar os mitos da cultura organizacional com ela.
Primeiramente eu gosto de dizer que sozinhos não conseguimos ir muito longe. Assim como é fundamental ter uma equipe apoiando grandes projetos, promovendo diversas trocas de experiências, pontos de vista e soluções, é importante também ter um olhar de fora, que seja imparcial e que realmente possa captar os traços da cultura do local e que possa levantar as características, os comportamentos, os valores e sentimentos envolvidos. Quando você contrata uma consultoria nela há profissionais especializados no tema, ou seja, pessoas que lidam diariamente com isso, que estudam muito e se capacitam, que atendem empresas diferentes, de setores diferentes, então o olhar também é diferente. Ter pessoas especialistas ajudando a empresa a atingir seus objetivos é fundamental em qualquer projeto transformador de cultura.
- Ter quadros nas paredes com a missão, visão e valores da empresa já é o suficiente para entenderem a cultura organizacional.
Outro mito. Ter frases estruturadas e penduradas nas paredes não garante que alguém vá vivenciar de fato a cultura, tão pouco entendê-la. A cultura está no comportamento das pessoas, nas reuniões que fazem, nas festas ou pequenas comemorações, na forma como é dado o feedback, na maneira como tratam as conquistas do time, na forma como se reconhece os esforços de cada um. Enfim, cultura é o modo de ser da empresa. Se você quer que as pessoas ajam de acordo com a cultura local, comece treinando a liderança para demonstrar na prática como é essa cultura.
- Não preciso me preocupar em criar uma cultura, basta pagar bons salários e benefícios.
Esse é um grande erro. Salário e benefícios não fidelizam funcionários. A pessoa pode ganhar bem, mas se estiver em um ambiente tóxico, um ambiente onde as pessoas não se respeitam, onde não há liberdade para trabalhar e sugerir melhorias, onde a pessoa não consegue se desenvolver, os talentos poderão partir. Investir em cultura é deixar todos na “mesma página”, é fazer com que as boas práticas sejam compartilhadas por toda a empresa, não apenas em algumas equipes isoladas, com isso evitamos uma alta taxa de rotatividade, baixa produtividade, entre outros.
- Essa questão de cultura organizacional é para as grandes empresas. A minha é de pequeno porte, não precisa disso.
Isso é mito. Todas as empresas, grandes ou pequenas, precisam ter uma cultura forte.
Mesmo que a empresa seja pequena, ela também pode ter problemas decorrentes de uma cultura fraca, como times desalinhados e desengajados, processos conflitantes com a estratégia, mensagens de cultura incoerentes, falhas na comunicação, etc.
Então mesmo que sua empresa seja pequena, invista na cultura, pois uma empresa com a cultura forte e bem estruturada torna-se destaque no mercado, se diferenciando dos concorrentes e atraindo os melhores talentos, além de poder ter um time mais motivado, engajado e que realmente veste a camisa de onde trabalham.
- Já tenho uma cultura definida, então não preciso me preocupar mais com isso.
Não é verdade, as pessoas mudam, os ambientes mudam, os produtos se alteram… o mercado está em constante mudança e a cultura da empresa deve acompanhar essas mudanças. Vamos supor que uma empresa tenha 10 anos de existência, não é viável sua cultura ser exatamente igual a da época da fundação, pela mudança no mercado e das próprias pessoas. A geração mudou no decorrer dos anos, as prioridades também, a forma como pensam e trabalham, o uso da tecnologia, então a cultura interna da empresa deve acompanhar essas mudanças, e se for preciso, mudar também.
Como pudemos ver aqui, muitas coisas na qual podemos pensar sobre cultura, ou o porquê não precisaríamos nos esforçar com essa temática, não passam de grandes mitos. Toda empresa, seja uma multinacional ou uma empresa pequena de família, deve cuidar da sua cultura. A cultura diz muito sobre o jeito de ser da empresa, sobre o que ela é hoje ou sobre onde ela quer chegar.
Nosso propósito na Santo Caos, é fazer do trabalho um fator de felicidade para as pessoas, e de evolução para a sociedade.
Vamos transformar?
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