Home » Como reduzir vieses inconscientes na contratação?

Homem de cara fechada e braços cruzados representando vieses inconcientes

Como reduzir vieses inconscientes na contratação?

O que são vieses inconscientes?

Vieses inconscientes são percepções tendenciosas, que surgem de modo inconsciente e podem influenciar as tomadas de decisões durante um processo seletivo. Isso é importante porque você pode estar perdendo talentos.

Cotidianamente nosso cérebro precisa lidar com inúmeras informações. E para dar conta de todas elas, ele categoriza padrões para reconhecê-los rapidamente numa próxima vez. Assim são criados os vieses inconscientes, ou seja, atalhos mentais que condicionam nossos pensamentos e ações.

O grande problema dos vieses inconscientes é que eles tendem a gerar julgamentos automáticos. Um exemplo clássico é do recrutador que diante de currículos similares de um candidato branco e um negro opta pelo primeiro, sem uma lógica que explique sua escolha.

Preparamos este artigo para abordar a gravidade desse tema e apontar maneiras de lidar com o assunto em âmbito profissional. Nosso texto está dividido em duas partes.

Tipos de vieses inconscientes

Os vieses inconscientes ajudam a realizar tarefas práticas. Mas, por serem associações geradas a partir de experiências prévias, podem nos levar a análises preconceituosas.

Isso é perigosíssimo, principalmente quando se fala em recrutamento nas empresas, conforme o exemplo que utilizamos anteriormente. Veja aqui alguns de vieses inconscientes:

  • Viés de afinidade: avaliar positivamente somente as pessoas que tenham um perfil semelhante ao nosso;
  • Viés de percepção: tirar conclusões precipitadas acerca de alguém, a partir de suposições, sem se pautar em bases concretas;
  • Viés de confirmação: valorizar pessoas que possuam opiniões próximas às nossas, ou considerar apenas aquilo que vai ao encontro de nossas crenças;
  • Efeito auréola / Efeito chifre: se predispor a gostar de tudo que uma pessoa faz ou afirma, a partir de uma qualidade reconhecida como positiva. O oposto (efeito chifre) também acontece, colaborando para avaliações pejorativas sem fundamento;
  • Viés de aparência: preferir alguém que está dentro de um padrão estético socialmente apreciado;
  • Viés de contraste: comparar um entrevistado a partir de associações com o diretamente anterior, ao invés de seguir um parâmetro racional do que a empresa busca.

Vieses inconscientes, segundo Daniel Kahneman

Apesar de ser impossível bloquear totalmente os vieses inconscientes, há como freá-los. Isso porque, segundo Daniel Kahneman , nosso cérebro possui dois sistemas de funcionamento

O primeiro, chamado de Sistema 1 (rápido), é o que opera automaticamente mediante percepções que ocorrem de maneira involuntária. É por meio dele que agem os vieses inconscientes. Já o sistema 2 (lento) opera para executar atividades mentais mais difíceis, muitas vezes associadas a experiências subjetivas de atividades, escolhas e concentração. 

Uma das principais funções do sistema lento é justamente monitorar e reavaliar os pensamentos e ações indicados pelo sistema rápido. Assim, para limitar os vieses inconscientes, é preciso impulsionar o funcionamento desse outro sistema. Aqui vão algumas dicas que podem ajudar:

Perceba os padrões

Como os vieses inconscientes despontam de forma silenciosa e disfarçada, é fundamental fazer com que os profissionais reconheçam como eles agem e afetam sua análise. 

Um caminho para estimular essa percepção é propor aos funcionários que façam um Teste de Associação Implícita (IAT). Esse teste mede empiricamente os vieses inconscientes e mostra que ninguém está imune a opiniões tendenciosas e preconceitos;

Desacelerar a tomada de decisão

Ao fazer escolhas num processo seletivo é fundamental que os profissionais saiam da lógica da reatividade, onde as suposições tomam o controle, não permitindo análises criteriosas.

 É preciso desacelerar o processo mental para ativar o Sistema 2, analisando as decisões que estão sendo tomadas, usando critérios objetivos; 

Tomar decisões conjuntas

Estimular o trabalho em conjunto permitirá que os funcionários percebam outras possibilidades de pensamentos e avaliações. 

Formar um grupo de selecionadores diverso, para acrescentar olhares distintos, permitirá que a escolha não fique restrita a uma única opinião, auxiliando para a criação de um ambiente inclusivo e diverso em sua empresa.

E aí, quer diminuir os vieses em um processos de recrutamento e seleção de sua empresa? Entre em contato com a Santo Caos

Shopping Basket