Como anda o planejamento estratégico de RH da sua empresa?
Em muitas empresas, existe o plano de marketing, de custos, de processos e demais áreas, mas a parte de recursos humanos fica “esquecida” até o negócio começar a apresentar problemas, como sobrecarga de trabalho ou improdutividade.
Inclusive, para o plano das demais áreas serem bem executadas, o de RH precisa funcionar primeiro, afinal, depende diretamente do capital humano disponível na organização.
Nesse artigo, explicaremos o que é o planejamento estratégico de RH, como fazer, importância e mais! Continue a leitura…
O que é planejamento estratégico de RH?
Planejamento estratégico de RH é um plano com as próximas ações da área de Recursos Humanos para solucionar as necessidades do negócio.
Com base na avaliação das demandas internas e indicadores de gestão, projetam-se as próximas tarefas que a empresa precisa cumprir para melhorar seu desempenho e resolver os atuais problemas em relação aos colaboradores, como a falta de engajamento.
Além das necessidades da organização, o gestor também precisa considerar a satisfação e bem-estar dos funcionários — até porque estão diretamente relacionados ao sucesso do negócio.
No planejamento estratégico, devem constar alguns pontos importantes, como:
- benefícios para os funcionários;
- treinamentos;
- KPIs;
- metas;
- previsões de contratações;
- aumento salarial;
- promoções;
- entre outros pontos.
Para ser realmente estratégica, a esquematização também deve estudar as próximas tendências da área e como a corporação pode implementá-las dentro dos seus processos.
Em geral, essa organização é realizada entre o final de um ano e o início do próximo, como uma forma de preparar o negócio para atingir as novas metas.
Importância do planejamento estratégico de RH
O planejamento estratégico de RH é a chave para o negócio reter seus maiores talentos e continuar crescendo no mercado.
É o capital humano que gera os resultados da organização, então, por que não encontrar melhorias ou ações para essa área?
Sem dúvidas, o planejamento estratégico de RH é um dos melhores investimentos que você pode fazer na sua empresa.
Vantagens do planejamento estratégico de RH
A gestão de RH é altamente estratégica para a organização! Ela promove diversas vantagens para a empresa, como:
- Previsibilidade da área;
- Possibilidade de medir o engajamento;
- Alinhar a gestão de pessoas às perspectivas da companhia;
- Maior eficiência no recrutamento e seleção de pessoas;
- Prever a redução do turnover;
- União de competências diversas;
- Criar uma agenda de treinamentos;
- Redução de custo com diagnóstico.
O que faz um RH estratégico em uma empresa?
Em muitas organizações, acredita-se que a função do RH é basicamente contratar novos funcionários, demitir outros, resolver conflitos, entre outras funções.
Contudo, é possível utilizar o RH de forma bem mais eficiente e estratégica. Ele pode atuar junto a outros setores para trazer bem mais resultados, satisfação dos funcionários e desempenho para a empresa.
Entre as funções de um RH estratégico, podemos citar:
- controlar números de forma automática;
- cuidar das pesquisas de engajamento e clima;
- planejar todas as áreas da empresa e do departamento;
- promover R&S com Fit Cultural
- estabelecer a cultura empresa;
- verificar a absorção da cultura entre os colaboradores;
- criar propostas com base no ESG;
- entre outras.
Basicamente, um RH estratégico atua alinhado com os objetivos e cultura organizacional da empresa em conjunto com outros setores.
RH estratégico x RH tradicional: qual é a diferença?
Afinal, qual é a diferença entre um RH estratégico e o tradicional? Como saber se RH de uma empresa é realmente estratégico?
Primeiro, um RH estratégico se integra com outros departamentos e processos, enquanto o RH tradicional fica limitado ao próprio operacional do setor.
Além disso, as estratégias do modelo convencional costumam ser padronizadas e burocráticas — por exemplo, o processo seletivo possui diversas etapas repetitivas e desalinhadas com a cultura organizacional. Já o estratégico cria atividades personalizadas e adaptadas aos objetivos e princípios da organização.
Outra diferença é que o RH tradicional se preocupa apenas em cumprir suas funções, como reclamar ou demitir o funcionário, sem pensar em formas de atrair mais resultados para a empresa. O RH estratégico propõe ações com o foco em aumentar o desempenho da organização, como incluir mudanças no ambiente para estimular o engajamento dos colaboradores no planejamento.
Por fim, ainda podemos citar que o RH estratégico enxerga a satisfação e bem-estar dos funcionários como uma prioridade, ao invés de apenas tratar o colaborador como substituível no negócio.
Como fazer um planejamento estratégico de RH?
Antes de explicar como fazer um planejamento estratégico de RH, é importante saber que não existe uma receita de bolo para todas as empresas.
Cada negócio tem a sua personalidade e cultura, então, dificilmente um planejamento pronto funcionaria igual. Por exemplo, o plano de uma empresa de serviços é completamente diferente de uma indústria.
Contudo, existem alguns passos em comum. A seguir, trouxemos algumas dicas gerais para planejar seu RH:
1 – Entenda as demandas do negócio e dos colaboradores
O primeiro passo é saber as necessidades da corporação e dos funcionários.
Por exemplo: a empresa precisa melhorar a agilidade no atendimento, e para isso os colaboradores necessitam de softwares mais eficientes.
É preciso alinhar as necessidades de cada um e listar o que a organização precisa resolver. Inclusive, vale a pena realizar uma análise SWOT do negócio.
Ademais, ainda vale a pena utilizar indicadores para entender o cenário da empresa para entender o que precisa melhorar e assim propor ações mais assertivas.
2 – Tenha uma cultura organizacional bem definida
Todas as ações listadas no planejamento estratégico de RH precisam se conectar com a cultura da empresa.
E essa, por sua vez, precisa estar muito bem definida para todos — o que também é um papel do RH.
Se os princípios e valores da organização não estiverem alinhados com a conduta dos colaboradores, resolver esse problema precisa ser uma prioridade no plano.
Caso precise de auxílio para definir a cultura da sua organização, a Santo Caos tem diversas ferramentas para te auxiliar, veja mais no link.
Leia também nosso e-book grátis:
3 – Envolva outros setores da empresa
O planejamento não é uma responsabilidade única do RH. Outros setores também estão envolvidos — em especial, os gestores e gerentes. Na verdade, o planejamento de RH deve estar dentro do plano empresarial, afinal, a empresa é um organismo vivo e as pessoas precisam estar contempladas.
Por isso, antes mesmo de definir as próximas ações, é importante conversar com os responsáveis de cada área para entender as necessidades e preparar as próximas atividades.
4 – Crie um plano de ação
Por fim, crie o seu plano de ação, listando todas as tarefas necessárias para implementar as melhorias. Algumas dicas:
- Faça metas mensuráveis;
- Determine indicadores de acompanhamento;
- Coloque prazos em cada atividade;
- Crie o orçamento dos recursos necessários.
Feito isso, delegue as tarefas e execute o planejamento. Vale ressaltar que o plano não é estático. Você pode e deve adaptar conforme as necessidades do negócio.
Conte com a Santo Caos para te auxiliar seu planejamento
A Santo Caos é especialista em engajar pessoas, e pode oferecer diversas soluções para trazer mais satisfação para seus funcionários e sucesso para a empresa, como:
- Pesquisas de engajamento
- Treinamentos para lideranças
- Ações de engajamento personalizadas
- Diagnósticos empresariais
E muito mais!
Tudo é 100% personalizável conforme as necessidades e culturas da sua empresa.