Dentre os muitos desafios enfrentados nas empresas atualmente, está o já conhecido absenteísmo. Principalmente as organizações que não adotam práticas de flexibilidade e qualidade de vida (cada vez mais valorizadas pelos talentos) acabam sofrendo com esse fenômeno, além da rotatividade ou turnover. Neste artigo, vamos falar sobre como desenvolver um plano de ação para reduzir o absenteísmo. Acompanhe!
Entenda o problema
Antes de partir de vez para a criação de um plano de ação para reduzir o absenteísmo, precisamos primeiro compreender qual o motivo das pessoas estarem se ausentando do trabalho.
Eles podem ser muitos:
- cultura organizacional tóxica;
- dificuldades com locomoção até o local de trabalho;
- baixo engajamento;
- entre outros.
Todos esses motivos podem ser mapeados através de uma pesquisa de clima organizacional – ou pesquisa de engajamento, como chamamos aqui na Santo Caos.
Além disso, outro passo inicial é fazer o cálculo do absenteísmo e turnover, para entender o tamanho do desafio. Baixe aqui nossa planilha gratuita!
Defina um plano de ação para reduzir o absenteísmo com prioridades
As ações que vão funcionar para reduzir o absenteísmo na sua empresa provavelmente não são as mesmas que dão resultado em outras organizações. Mesmo assim, o benchmarking é uma ferramenta excelente para entender o que o mercado está fazendo.
Trazemos a seguir algumas ações que não podem faltar num plano de ação para reduzir o absenteísmo:
Invista em iniciativas de bem-estar e saúde mental.
- A saúde e bem-estar são dois dos fatores que se tornaram mais sensíveis dentro das organizações nos últimos anos. Por isso, é fácil imaginar que ela seja um dos principais fatores de afastamento do trabalho hoje.
Mas cuidado! Não adianta somente fazer palestras e lives sobre saúde mental para os colaboradores. Considere implementar benefícios voltados para isso, como parcerias com plataformas que ofereçam serviços voltados ao bem-estar.
Desenvolva metas e objetivos adequados.
- Muitas vezes, as pessoas se desmotivam pela falta de clareza nas metas, ou até pelo excesso de agressividade no estabelecimento dos objetivos. Estar constantemente monitorando se as metas fazem sentido, e se as pessoas entenderam o que se espera delas para que sejam atingidas, é uma iniciativa diária a ser exercida pela liderança que busca ter pessoas engajadas em sua equipe.
Crie um ambiente de escuta, confiança e segurança psicológica.
- A falta de confiança entre líder e liderado é uma das possíveis razões para o turnover e o absenteísmo, e precisamos evitar essa quebra. Um ambiente de confiança se constrói com diálogo e escuta, onde todas as pessoas possam expressar suas opiniões, receios e também celebrar as conquistas. Experimente ouvir genuinamente as pessoas do seu time!
Pense em formas de reconhecimento.
- Seja ele financeiro ou não, o reconhecimento é uma das maneiras de destacar a pessoa que está desempenhando bem, daquelas que talvez não estejam tendo uma boa performance. A ausência de reconhecimento traz uma sensação de injustiça, pois a pessoa que se destaca e não é reconhecida pode acabar desistindo de se dedicar. Ao mesmo tempo, quem não está indo tão bem pode não buscar melhorar seu desempenho, por não ver nenhum benefício nisso. E o final dessa história nós já conhecemos: perda de talentos, de produtividade, e de resultados. A boa notícia é que muitas vezes, elogios públicos e feedbacks positivos podem ser uma ferramenta poderosa para manter o moral do time lá no alto.
Melhore a comunicação interna.
- A falta de diálogo e de clareza de informações traz impactos significativos para qualquer negócio. Ter relatórios periódicos de resultados e de andamento da empresa, por exemplo, ajuda a manter as pessoas conectadas ao que está acontecendo, e com maior senso de responsabilidade. Uma boa comunicação interna ajuda muito neste contexto.
Coloque as iniciativas em prática
Muitas vezes focamos na falta de recursos, mas é muito importante testar, mesmo que seja começando pequeno. Se você quer que um plano de ação para reduzir o absenteísmo funcione de fato, as ações precisam ser implementadas, certo?
Pilotar algumas iniciativas em áreas menores pode ser um ótimo começo. A partir daí, você pode coletar os feedbacks desse “grupo de controle” e evoluir as ideias que foram pensadas no início. Acredite, as boas ideias se tornam ainda melhores quando são testadas e pensadas coletivamente!
E claro, se precisar de ajuda, conte a Santo Caos, estamos prontos para te auxiliar. Bateu a dúvida? Fale conosco.
Analise indicadores e resultados
Depois de testadas e implementadas as iniciativas, é muito importante mensurar os resultados. Assim, você poderá identificar se o plano de ação para reduzir o absenteísmo realmente está funcionando.
Confira alguns indicadores que podem te ajudar a saber se as ações estão sendo efetivas:
- Diminuição (ou aumento) no absenteísmo: este é o primeiro indicador a ser observado, já que está intimamente ligado ao objetivo do plano de ação. (Temos uma calculadora para te ajudar neste indicador)
- Turnover: com boas iniciativas sendo implementadas, muito provavelmente a organização também irá observar uma menor taxa de perda de talentos.
- Avaliações externas da empresa: sites como o Glassdoor trazem uma visão geral de como a empresa é avaliada pelo próprio colaborador.
- Employee Net Promoter Score (eNPS): um dos números que aparecem numa pesquisa de engajamento, o eNPS irá dizer o quanto os colaboradores indicam a empresa como um bom local para se trabalhar.
Por fim, para continuar melhorando continuamente as iniciativas, podemos pensar em soluções como:
- Treinamentos e sensibilizações para lideranças e média gestão
- Melhorias na comunicação interna
- Trabalhar a cultura organizacional
- Investir em diversidade&inclusão como forma de atrair e reter talentos.
Precisa de apoio em qualquer um destes pontos? A Santo Caos pode te ajudar. Fale conosco!