Turnover e absenteísmo são indicadores importantes para o bom funcionamento de uma organização. Entender o que são e como eles afetam os colaboradores é vital para traçar estratégias que ajudem a resolver esses problemas. Para você saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo sobre o tema.
De maneira simplificada, os significados de turnover e absenteísmo são, respectivamente, indicadores sobre as taxas de rotatividade e o número de ausências dos colaboradores. Apesar de geralmente derivados das mesmas causas, como lideranças autoritárias, falta de motivação e um clima organizacional caótico, eles apresentam algumas distinções, fundamentais para resolvê-los.
No artigo de hoje, vamos ajudá-lo a entender melhor sobre o assunto, traçando as principais diferenças entre os dois conceitos, suas principais causas e como eles podem ser trabalhados e melhorados dentro da sua organização.
O conteúdo está dividido da seguinte forma:
- Entenda as diferenças
- Problemas que estes indicadores podem revelar sobre a sua empresa
- O que leva estes índices a subirem?
- Principais causas
- Quais os principais desafios para controlar?
- Colaborador satisfeito aumenta a produtividade e o engajamento
Boa leitura!
Turnover e absenteísmo: entenda as diferenças entre cada um desses fenômenos
As altas taxas de rotatividade e de ausência dos funcionários são imensamente prejudiciais para as organizações. Por isso, é fundamental conhecer o significado de turnover e absenteísmo.
Turnover é uma palavra inglesa que significa “virada”, “renovação”. Em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos, o termo é usado para se referir a taxa de rotatividade dos talentos em uma empresa, dentro de um determinado período (geralmente, 1 ano).
Sabe quando há necessidade frequente de substituir funcionários, seja por demissão ou pedido de desligamento? Isso significa que o índice de turnover está alto e é hora do RH ficar atento.
Já o absenteísmo é uma palavra de origem latina, derivada de absen, que significa “estar fora”, “afastado” ou “ausente”. O termo é empregado para se referir à ausência dos colaboradores durante o período de trabalho. Entram na conta faltas mais curtas (como as motivadas por atraso ou saídas antes do fim do expediente) e as mais longas, que podem durar vários dias.
O absentismo também é um indicador de problemas estruturais dentro de uma empresa, por isso, precisa ser identificado e estudado pelo setor de Recursos Humanos. Para tanto, é fundamental conhecer bem o assunto.
Problemas que esses indicadores podem revelar sobre a sua empresa
Apesar de serem fenômenos distintos, os dois casos precisam de um cuidadoso acompanhamento do setor de RH. Aumentos repentinos ou taxas muito altas são sinais de que algo não está caminhando como deveria na empresa.
Turnover e absenteísmo altos prejudicam o clima empresarial, geram gastos (sobretudo com os processos de demissão, admissão e treinamento) e podem afetar a credibilidade do empreendimento, dificultando a atração de novos talentos.
O que leva esses índices a subirem?
Existem diversos aspectos que podem aumentar problemas como turnover e absenteísmo dentro de uma organização e identificá-los pode ser mais simples e ágil, contando com empresas especializadas como a Santo Caos.
Elas lidam com esse tipo de desafios cotidianamente, em companhias dos mais variados portes e segmentos. Por isso, estão preparadas para solucioná-los.
Uma de suas formas de atuação que tem se mostrado muito eficiente é a consultoria de engajamento.
Continue lendo nosso texto e compreenda como esse recurso pode contribuir com a área de RH.
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Principais causas do turnover e absenteísmo
Clima organizacional ruim
Um clima organizacional que falha em pontos como a comunicação e as condições físicas do trabalho, por exemplo, podem influenciar as taxas de turnover e absenteísmo em uma empresa.
Um ambiente agressivo, conflituoso ou onde o funcionário não se sinta valorizado, certamente fará com que a sua permanência nele seja comprometida. É preciso então analisar os pontos problemáticos e trabalhar para tornar o clima organizacional positivo e acolhedor.
Lideranças autoritárias
Uma liderança autoritária cria um ambiente nocivo e impacta negativamente na produtividade e satisfação dos colaboradores. Em decorrência disso, a rotatividade e ausência dos trabalhadores aumentam consideravelmente.
Repensar o papel do líder e refletir como ele está impactando os colaboradores são exercícios de extrema importância para ajudar a resolver os índices negativos dentro de uma organização.
Fusão de empresas
A fusão de empresas é sempre um momento sensível e pode causar tensão entre os colaboradores. Seja pelos cortes de funcionários ou pelo receio de não se adaptar às políticas da organização, conflitos tendem a acontecer.
Afinal, unir cultura, missão, visão e valores de duas companhias é uma tarefa complexa e nem sempre é bem-sucedida.
Entretanto, é possível tornar esse processo menos assustador e mais transparente. Buscar empresas especializadas em processos de fusão pode ser a melhor solução nesse sentido.
Vamos dar um exemplo de case de sucesso, que já mencionamos em outro artigo.
Uma companhia chinesa do ramo de energia comprou a operação de organizações brasileiras que atuavam no mesmo setor. Decidiu-se integrar elementos das duas culturas organizacionais.
Para isso, foi possível contar com o suporte de uma empresa como a Santo Caos, preparada para diagnosticar pontos delicados dessa integração e que características seria importante manter de cada empresa. Esse trabalho trouxe excelentes resultados ao aliar o que havia de melhor nos estilos de atuação chinês e brasileiro.
Remuneração abaixo da média
A falta de um salário competitivo pode não ser o único fator considerado pelos funcionários na hora de optar por não fazer mais parte de uma empresa. Entretanto, não podemos ignorar que esse ponto pode dificultar a atração e a retenção dos colaboradores.
O ideal é oferecer salários condizentes com as funções e as responsabilidades do trabalhador e que estejam na média adotada pelo mercado.
Falta de engajamento
Entender os motivos da falta de engajamento pode ser complexo, já que as causas podem ser as mais variadas possíveis. Por outro lado, compreender esse ponto é essencial para traçar e executar ações que possam reverter o quadro e diminuir as taxas de turnover e absenteísmo provenientes dessa questão. Afinal, um colaborador desmotivado está mais propenso a atrasos, faltas e desligamentos.
Uma pesquisa de clima organizacional ajuda a compreender em que momento os funcionários se encontram e contratar uma consultoria de engajamento contribui para que esse levantamento seja realizado de maneira eficaz.
Por meio desse diagnóstico, é possível enumerar dados quantitativos e qualitativos sobre o clima da empresa, os sentimentos que os colaboradores têm sobre ela e o como enxergam e vivenciam aquele momento da organização. Com essas informações tão preciosas em mãos, ficará mais fácil desenvolver estratégias efetivas para a redução dos índices do turnover e absenteísmo.
Falta de identificação com a cultura da empresa aumenta o turnover e absenteísmo
Além do conhecimento técnico, a capacidade de adaptação à cultura da organização é um ponto fundamental para que um funcionário permaneça nela. É importante então, oferecer aos colaboradores recém-chegados acolhimento, treinamento e um período para ele conhecer bem a cultura da empresa, tornando os ajustes a esta nova fase mais fáceis.
Quais os principais desafios para controlar o turnover e absenteísmo?
Existem algumas estratégias para reter talentos e controlar as taxas de turnover e absenteísmo nas empresas. Confira a seguir:
Realize um processo de recrutamento criterioso, que possibilite contratar profissionais qualificados para preencher as vagas e que apresentem comportamentos adequados à sua função;
Ofereça um plano de carreira para que esses trabalhadores se sintam motivados e determinados a crescer com a empresa;
Proporcione capacitações técnicas e comportamentais para que os colaboradores possam se desenvolver constantemente e saibam que fazem parte do futuro vislumbrado pela companhia;
Muitas pessoas têm outros compromissos como filhos ou são mais produtivas em determinado horário. Assim, garantir horários flexíveis pode intensificar seu compromisso com o trabalho;
Faça um levantamento das habilidades e competências de cada colaborador, a fim de aproveitar o que cada um sabe fazer de melhor e estimular a sensação de pertencimento;
Garanta uma boa comunicação interna com feedbacks constantes, que não devem vir apenas como forma de alinhamento, mas também para mostrar ao profissional que seu bom desempenho foi percebido.
Colaborador satisfeito aumenta a produtividade e o engajamento
A princípio, vamos estabelecer a diferença entre turnover e absenteísmo:o primeiro refere-se ao fluxo de funcionários que entram e saem de uma empresa, representado pela taxa de rotatividade desses colaboradores.
Já o absenteísmo está relacionado à ausência dos profissionais, quando estes chegam atrasados, saem mais cedo do ambiente de trabalho ou até mesmo perdem dias de serviço.
O engajamento, via de regra, é resultado da satisfação do trabalhador. Mas vale a pena dizer que nem sempre o colaborador satisfeito está engajado. Sendo assim, uma empresa que enfrenta sérios problemas de turnover e absenteísmo precisa colocar em prática ações pertinentes para reverter esse quadro. É necessário pensar em soluções que não apenas aumentem a satisfação dos seus colaboradores, mas que os tornem mais engajados.
Um colaborador engajado torna-se mais comprometido com os propósitos da organização e se torna parte importante para o sucesso da companhia. Ele desenvolve um senso de pertencimento, é mais produtivo e dificilmente irá se ausentar ou pedir o desligamento.
Quer entender mais sobre o assunto ou precisa de ajuda para resolvê-lo? Entre em contato conosco! Somos uma consultoria especializada em apoiar as organizações a enfrentarem este tipo de desafio.